Qual a diferença entre meia e inteira no show?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Por Quê? Por Gabriel Oliva * A lei brasileira da meia-entrada determina que estudantes e idosos paguem metade do valor do ingresso comprado pelas demais pessoas. Num cinema, se a inteira custar 30 reais, a meia-entrada sai por 15.

Ingresso Inteira: O ingresso de modalidade inteira é o ingresso comum do evento, qualquer pessoa pode adquiri-lo sem nenhuma condição ou comprovação imposta.

É preciso comprovar sua situação de estudante em nível fundamental, médio, técnico ou superior de alguma forma, como uma carteirinha de estudante fornecida pela instituição de ensino, carteira da União Nacional dos Estudantes (UNE) ou até mesmo o comprovante de matrícula dentro do prazo de validade.

MENORES DE 21 ANOS
Ao completar 22 anos, perde-se o direito ao benefício. A comprovação é realizada mediante apresentação obrigatória de Documento de Identidade oficial com foto, expedido por órgão público e válido em todo território nacional, original ou cópia autenticada.

Na década de 1940 os estudantes conquistaram o direito de pagar meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Em 2003, as pessoas acima de 60 anos também passaram a se beneficiar do desconto. No entanto, não há lei federal que determine a quantidade de ingressos destinados à meia-entrada.

Lei nº 12.933 2013 - meia-entrada para estudantes em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

O que é o ingresso social? Como antecipado acima, o ingresso social é um tipo de ingresso com desconto vendido em shows, festivais e eventos de diversos tipos. O valor do desconto é definido pela organização do evento, mas é comum ficar entre 40% e 50% do valor da inteira.

ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.

Apesar de muita gente não saber disso, existe um benefício nacional que fornece descontos para jovens de 15 a 29 anos em todo o Brasil. A ID Jovem é um documento que garante direito à meia entrada tanto em eventos culturais, quanto esportivos.

Segundo a lei Federal 12.933/2013 que regula a meia entrada em qualquer estabelecimento, a mesma cita que: é destinado uma certa quantidade de ingressos ao público estudante, deficiente, idosos e professores, e que a empresa no qual está oferecendo determinado evento, não pode separar em lotes uma determinada ...

Pela leitura do artigo verificamos que não há qualquer motivo para que aconteça a diferenciação dos ingressos relativos à meia-entrada, tratando-se de ato arbitrário da produtora de evento. Fato é que, independentemente das categorias, 40% deve ser destinado à meia-entrada, sendo indiferente o tipo de meia-entrada.

A entrada promocional consiste em um ingresso que possui desconto em seu valor de compra mediante a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada do evento. Mas você já se perguntou o que acontece com os alimentos que são arrecadados? Alimentos recolhidos como ingresso promocional.

É a venda dos ingressos durante os dias que antecedem o evento. É vender antes por garantia. Ela permite uma tranquilidade ao organizador que, como sabemos, não pode correr o risco de apostar todas as fichas apenas na bilheteria do dia da realização do evento.

Para comprar meia-entrada online usando a sua carteirinha de estudante é bem simples. Para tanto, é preciso apenas informar no momento da compra, o número presente na parte inferior da carteirinha. Após isso, é necessário apresentar a carteirinha de estudante no momento da liberação do ingresso.