Qual a diferença entre medicamento homeopático é fitoterápico?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A fitoterapia utiliza para a preparação dos remédios a matéria-prima retirada das plantas naturais como, folhas, caule, flores, raízes e frutos. Já na homeopatia, os medicamentos além de serem feitos com substâncias vegetais, também podem possuir princípios ativos minerais e animais em sua composição.

Portanto, fitoterápicos são substâncias derivadas de plantas reconhecidas por sua eficácia e usadas há milhares de anos no tratamento de determinadas patologias. Remédios naturais são quaisquer substâncias retiradas na sua forma bruta da natureza, praticamente sem purificação alguma e utilizadas como medicamentos.

Qual o principal diferencial da homeopatia? A medicina ocidental possui duas correntes terapêuticas opostas: alopatia e homeopatia. Enquanto a homeopatia é embasada na cura pelo semelhante, a alopatia, relacionada à medicina convencional, trata doenças e sintomas com medicamentos que produzem efeitos contrários.

O uso simultâneo de Homeopatia e produtos canforados ou mentolados pode prejudicar o tratamento.

– Atua em diversas situações clínicas do adoecimento como, por exemplo, nas doenças crônicas não-transmissíveis, nas doenças respiratórias e alérgicas, nos transtornos psicossomáticos, reduzindo a demanda por intervenções hospitalares e emergenciais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

De acordo com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), os fitoterápicos mais utilizados na rede pública são o guaco, a espinheira-santa e a isoflavona-de-soja, indicados como coadjuvantes no tratamento de problemas respiratórios, gastrite e úlcera e sintomas do climatério, ...

Algumas das doenças e sintomas que podem ser tratados ou prevenidos com o uso de fitoterápicos são:

  • tosse;
  • artrite;
  • lombalgia (dores na lombar);
  • ansiedade;
  • estresse;
  • alterações intestinais e estomacais;
  • insônia;
  • problemas respiratórios e muito mais!

A Fitoterapia e Homeopatia são dois processos utilizados para o tratamento doenças, e são metodologias que buscam tratar de forma natural, logo, não são provenientes de materiais industrializados.

“O fitoterápico é o produto elaborado a partir da planta medicinal. O paciente pode utilizar um fitoterápico em uma planta medicinal ou cultivar a planta.

§ 1º São considerados medicamentos fitoterápicos os obtidos com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais cuja segurança e eficácia sejam baseadas em evidências clínicas e que sejam caracterizados pela constância de sua qualidade.

A homeopatia não tem contraindicação. Crianças, idosos, homens e mulheres e até os animais e a agricultura pode usá-la”, explica a docente que têm especialização na área pelo Instituto Homeopático François Lamasson (IHFL) de Ribeirão Preto.

Para que serve a homeopatia? O tratamento homeopático é indicado para diversos problemas de saúde, tanto a orgânica como a psicológica. Geralmente o medicamento é indicado para tratar doenças ginecológicas, respiratórias, gastrointestinais, dermatológicas, alérgicas e para aumentar a imunidade.

Soluções para prevenir, aliviar e curar doenças agudas e crônicas. A homeopatia é muito útil no alívio de sintomas de muitas doenças agudas e crônicas, como tosse, gripes, amigdalite, alergias, cólica infantil e menstrual, fadiga muscular e inchaços.

Geralmente os medicamentos homeopáticos demoram um pouquinho mais que outros tipos de medicamentos para fazer efeito (de 15 a 20 dias), pois trabalham de forma sutil caso não observe resultados imediatos sugerimos continuar o tratamento por mais alguns dias, até o fim do frasco.

Reação paradoxal do organismo ao efeito primário (direto) do medicamento, produzindo efeito oposto e aumentado após a descontinuação ou suspensão do tratamento. Na homeopatia, corresponde ao efeito secundário (indireto) do organismo, utilizado como resposta curativa ao se aplicar o princípio da similitude terapêutica.

O estudo mostrou um efeito ansiolítico da preparação homeopática de Pulsatilla nigricans comparável ao encontrado com um medicamento padrão (Diazepam). O uso de homeopatia para ansiedade e pânico tem evidência positiva significativa, é acessível, seguro e sem efeitos colaterais consideráveis.

Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a homeopatia uma medicina alternativa e complementar na prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde.

O medicamento homeopático busca uma resposta do organismo:
O tratamento utiliza substâncias do reino vegetal, animal ou mineral, ultra diluídas que causam sintomas semelhantes aos manifestados pelos pacientes. Com isso, o organismo é estimulado a reagir contra as enfermidades.

Os medicamentos homeopáticos são indicados para o tratamento de qualquer tipo de doença, desde as doenças mais simples até as mais sérias. São também utilizados por pacientes de qualquer idade.