Qual a diferença entre mau e mal com l?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Dúvidas recorrentes sobre mal e mau:
Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento. Mal ou mau humor? A forma correta é mau humor.

Dicas para não confundir
Uma maneira prática de não confundir o uso destas palavras é substituí-las por seus antônimos nas frases e ver qual faz sentido. Por exemplo, o antônimo de “bem” é “mal” e o de “bom” é “mau”. Se numa frase “bem” pode ser substituído por “mal”, então seu uso está correto.

A palavra mal com “l” é antônima de bem. Portanto, para usá-la da forma correta basta lembrar qual termo é seu contrário. Exemplos: Estou me sentindo mal essa manhã.

Qual a diferença entre mal e mau? Mal é um advérbio, antônimo de bem. Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal.

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

Menos mal é o contrário de “mais bem”. Por ser um advérbio, menos mal é invariável. Exemplos com menos mal: Ainda enjoei um pouco na viagem, mas passei menos mal do que das outras vezes.

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.

MAL exerce a função de conjunção quando pode ser substituído por “logo que”. Ex: Mal saí e já começaram a falar de mim. Como conjunção, a palavra também não possui flexão de número, ou seja, é invariável.

10 defeito, deficiência, deformidade, desvantagem, eiva, falha, fraco, fraqueza, imperfeição, inconveniência, mácula, mancha, pecado, problema, senão, vício. Maldade: 11 crueldade, maldade, malefício, malevolência, malfeito, malignidade, nocividade, perniciosidade, perversidade, ruindade.

2. Mau exemplo. Algo que é tido como ruim. Um exemplo ruim que não deve ser imitado ou copiado.

malnascido

  1. Nascido com má sorte.
  2. De baixa estirpe.
  3. De má índole.
  4. Que teve origem má.

Isso significa que devemos escrever mau com "u" sempre que qualificar um substantivo: "mau pressentimento", "mau humor", "mau profissional", "lobo mau"...

As duas formas são corretas.