Qual a diferença entre margem e markup?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
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A margem de lucro é um percentual e o markup é um indicador. Ambos ajudam o empreendedor a precificar produtos e/ou serviços de forma assertiva; Na prática, o markup indica a porcentagem que se deve aplicar ao preço de venda para manter a margem de lucro esperada.

Com esses dados dispostos, é hora de aplicá-los na fórmula para chegar ao markup: Markup = 100/100 – (DF + DV + ML).

Markup é a diferença de custo entre o preço de venda e o preço de custo do produto ou mercadoria. Ele diz qual é o lucro total ou lucro bruto obtido em uma venda, sendo uma porcentagem sobre o preço de custo. Por exemplo, se o custo de um bem é R$ 100 e seu valor de venda é R$ 150, então o índice será de 50%.

UM EXEMPLO PARA MELHOR ENTENDIMENTO
Assim, a margem de lucro não pode ser maior que 100%, pois o lucro líquido nunca será maior que o preço de venda (a não ser que não houvesse custo algum ou despesa, o que é praticamente impossível). A margem de lucro é de 50%.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Valor da renda líquida x 35% = Valor da margem consignável. Por exemplo, se sua renda líquida mensal é de R$ 1.000, multiplicando por 35% você terá margem consignável para empréstimos de R$ 350,00.

De forma bem simplificada, uma margem de lucro é a porcentagem que define quanto “sobrou” para a empresa após todos os custos que teve para produzir/vender/entregar seu produto ao consumidor, por exemplo, juros, impostos, gastos com produção, etc.

Margem de lucro é o valor adicionado ao preço de um produto, para definir o preço de venda. A margem de lucro é o que a empresa tem de rendimento por venda.

O markup negativo ocorre quando o preço de venda é menor do que o custo do produto, o que significa que a empresa está vendendo com prejuízo. Isso pode acontecer em diversas situações, como uma queda nas vendas, aumento nos custos de produção, ou uma concorrência muito agressiva.

Para saber como calcular a margem de lucro, você deve deduzir os gastos do preço final, dividir por esse mesmo preço final e multiplicar por 100.

O markup é um índice multiplicador que é aplicado ao custo do serviço prestado ou do produto vendido para formar o preço de venda. Seu principal objetivo é garantir que o preço estabelecido cubra, de fato, todos os custos (fixos e variáveis) envolvidos na produção e entrega de cada serviço prestado pela agência.

Agora que você já sabe o que vai na conta, saiba que há dois tipos de markup: Markup Divisor e Markup Multiplicador. Ambos os cálculos chegam ao preço de venda, porém há uma diferença entre eles. O Markup Divisor ou MKD ajuda no cálculo quando o estabelecimento tem vários custos para diferentes produtos.

O markup é exatamente isso: um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo de um produto ou de um serviço para que se forme o preço de venda, baseado na ideia de preço margem – adicionando ao custo unitário do bem uma margem de lucro.

Basicamente, o lucro bruto pode ser considerado a diferença entre o seu faturamento obtido com as vendas dos produtos e serviços e os custos empresariais. Já a margem de lucro bruto é um percentual obtido da relação entre a receita total e o lucro da sua empresa.

O princípio básico do lucro diz que, no mínimo, é preciso vender os produtos a um preço superior ao custo necessário para produzi-los. Tanto a margem de lucro quanto o markup estão relacionados a isso, mas não são intercambiáveis, pois seus significados variam ligeiramente.

Conforme a superintendente Gisela Simona Viana, o órgão considera abusiva margem de lucro acima de 20% entre o valor pago pelos estabelecimentos às distribuidoras e o preço cobrado do consumidor.

Qual a margem de lucro permitida por lei? O limite permitido para a margem de lucro é de 20%. E um percentual acima deste seria considerado abusivo pelo PROCON. Na prática, essa porcentagem serve para deixar claro que não é permitido que uma empresa tenha uma lucratividade excessiva em cima do consumidor.