Qual a diferença entre manutenção predial e reforma?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Logo, a reforma prevê uma recomposição generalizada do bem, enquanto os serviços de manutenção e conservação envolvem pequenas ações e intervenções destinadas a mantê-lo funcional ou restabelecer tal característica. É o que acontece, por exemplo, com a atuação destinada a trocar um cano rompido em um edifício.

Conforme a determinação da norma: reforma é todo tipo de alteração nas condições da edificação já existente, com ou sem mudança de função, visando recuperar, melhorar ou ampliar suas condições de habitabilidade, uso ou segurança, e que não seja manutenção.

Os principais serviços incluídos na manutenção predial preventiva são: – Vistoria nas instalações hidráulicas e elétricas; – Inspeção de equipamentos de segurança e monitoramento, áreas comuns e estrutura das edificações; – Vistoria em elevadores, instalações de gás e de incêndio, ar condicionado, etc.

Logo, a reforma prevê uma recomposição generalizada do bem, enquanto os serviços de manutenção e conservação envolvem pequenas ações e intervenções destinadas a mantê-lo funcional ou restabelecer tal característica.

Dentre os principais serviços de construção civil e reformas em geral, podem ser citadas a manutenção de calhas e telhados, colocação de azulejos, pisos cerâmicos, porcelanato, pedras e mármores, entre demais atividades que podem melhorar (e reformular) consideravelmente a construção.

Podemos dizer que uma obra é a construção de um novo projeto, do início ao fim. Então, uma reforma também pode ser caracterizada como obra, desde que não haja novas construções, mas apenas reparações.

A reforma proporciona maior liberdade. A preocupação em manter a originalidade do imóvel não se faz presente. Você pode mudar aquilo que desejar, desde que não coloque a estrutura da construção em risco.

Portanto, os pequenos consertos ou melhorias são aqueles que realizamos no dia a dia, como a troca de uma lâmpada, a instalação de um chuveiro novo, a mudança de um móvel grande, entre outros. Como são tarefas comuns, geralmente tentamos resolver esses problemas por nossa conta.

Já a manutenção corretiva industrial é aquela em que o conserto ou até mesmo reforma é feito quando equipamentos ou maquinas já estão parados. Geralmente acontece quando de um equipamento quebrado ou quando não compensa para o equipamento para a realização de uma manutenção preventiva.

No entanto, a ART só pode ser emitida por um engenheiro registrado no CREA, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de cada estado.

Obras que não necessitam de ART/RRT:

  • Pintura;
  • Pequenos reparos elétricos ou hidráulicos que não utilizem ferramentas de alto impacto e não façam alterações da estrutura do condomínio;
  • Colocação de redes de proteção;
  • Substituição do forro de gesso, desde que o novo tenha características semelhantes ao original.

Realiza manutenção corretiva e preventiva de instalações prediais, como elétrica, hidráulica, mecânica, entre outros, analisa as necessidades de trocas e realiza testes de funcionamento.

O auxiliar de manutenção predial é o profissional encarregado de realizar manutenções preventivas e corretivas em diversos sistemas de um edifício: quadros elétricos, geradores de energia elétrica, ares-condicionados e demais sistemas mecânicos e hidráulicos.

O objetivo da manutenção predial é garantir o funcionamento correto de todos os pontos e as instalações da estrutura, garantindo o conforto e a segurança. Portanto, são realizadas ações para amenizar e prevenir situações de risco. A manutenção predial é importante para diminuir a probabilidade de acidentes.

São as intervenções de pequeno porte ou dimensão, e voltadas para a correção de pequenos danos, eliminação de interferências e controle na deterioração em piso, telhado paredes, etc.

Quais os tipos de manutenção?

  • Manutenção corretiva.
  • Manutenção preventiva.
  • Manutenção preditiva.

A manutenção predial é um conjunto de atividades e serviços que devem ser realizados na estrutura e nos sistemas de uma edificação, garantindo assim a segurança, a conservação e a confiabilidade do prédio.

O que é? Projeto Arquitetônico de Reforma/Ampliação de edificações existentes que incluam serviços de demolição e construção de alvenarias, inclusão de pontos elétricos e pontos hidrossanitários, criação de novos ambientes e adequações necessárias à garantia de acessibilidade.