Qual a diferença entre mandioca branca e amarela?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.

O ideal é consumir essas variedades amarelas de mandioca – chamadas Jari, Dourada e Gema de Ovo – sempre cozidas, para que a sua pró-vitamina não se perca durante o processamento (prensagem das raízes).

Mandioca-mansa (ou de mesa): é a que encontramos em supermercados e feiras e chamamos de aipim, macaxeira etc. Menos fibrosa e de mais fácil cozimento, tem baixo nível de ácido cianídrico e é perfeita para consumo.

Variedade possui 50 vezes mais caroteno do que a planta comum. Projeto também disseminou técnica inédita de plantio. Pesquisa da Universidade de Brasília encontrou uma variedade de mandioca que possui 50 vezes mais caroteno do que a mandioca comum.

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado e a textura da massa cozida é fina, características desejáveis para a produção de bolos, sequilhos, nhoques e purês.

Para comprar um de boa qualidade, observe a cor de miolo: branca ou amarela, dependendo da variedade, mas de tom uniforme, sem manchas. É melhor pegar os pedaços de largura média, nem os muito pequenos, nem os muito grandes. O cheiro deve ser suave, sem azedume, e o miolo deve estar úmido, sem ser pegajoso.

São consideradas como mansas ou de mesas as raízes que apresentam menos de 50 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca; moderadamente venenosas: 50 a 100 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca; e bravas ou venenosas: acima de 100 mg de HCN/kg de raiz fresca sem casca.

A mandioca recebe um nome em cada região brasileira. É por isso que você encontra por aí a macaxeira e o aipim, mas todos se referem ao mesmo alimento. Essa diversidade não está só no nome, mas também na identidade cultural que ela carrega e na sua utilidade culinária.

A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100 mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais. Quando a linamarina sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade.

30 minutos

Primeiro, coloque a mandioca em pedaços na panela de pressão e cubra com água. Acrescente sal, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos após pegar pressão.

Já a mandioca brava, também conhecida como mandioca amarga e mandioca união, possui alto teor de ácido cianídrico. Por esse motivo, é altamente tóxica e nociva para o consumo humano e animal.

A mandioca vendida em feiras, quitandas e supermercados é a mandioca-mansa, conhecida também como macaxeira ou aipim.

considerada a melhor do Brasil.

Nova variedade de mandioca, BRS 420 tem 45% a mais de raízes e 51% a mais de amido.

Mandioca BRS 396
Trata-se de cultivar de mandioca de mesa de polpa amarela com alto teor de betacaroteno (precursor da vitamina A).

A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no “olhômetro”, como explica a pesquisadora.

A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Primeiro, coloque os pedaços de mandioca já descascados e cortados dentro da panela, cubra com água (deixando a raiz submersa), acrescente 1 colher de manteiga e 1 pitada de sal e deixe cozinhar com a tampa aberta por cerca de 15 a 25 minutos ou até verificar que o alimento adquiriu uma textura macia.

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão.