Qual a diferença entre mandacaru e Pitaya?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Pitaia (pitaya em PE) é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina, sobretudo do género Hylocereus mas também Selenicereus, nativas de regiões da América do Sul e também cultivadas em Israel e na China .

O fruto tem cor violeta forte e polpa branca com sementes pretas minúsculas, que servem de alimentos para aves da região. É também comestível para humanos.

O mandacaru é um cacto colunar abundantemente ramificado e com flores brancas. Os frutos são grandes, avermelhados com polpa branca provida de muitas sementes insípidas, porém, comestíveis (GOMES, 1973).

Quando ainda broto, o mandacaru possui coloração azulada, mas isso muda conforme ele cresce, tomando a cor tradicional esverdeada. Suas flores crescem a até 12 centímetros de diâmetro e seu fruto tem coloração avermelhada, sendo esse um fruto comestível e adocicado, mas incomum no meio comercial.

Os frutos com casca espessa de cor avermelhada e comestível com sabor acidulado. Para comer a polpa branca com sabor delicado de pitaya com um leve toque de maçã e uma acidez muito agradável, é só cortar no meio retirar a polpa gelatinosa, refrescante e saborosa com ajuda de uma colher.

Pitaia ou Pitaya (Português Europeu) é um cacto, pertence a família Cactaceae, nativa do México, América Central e da América do Sul, perene e muito ornamental. Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de “cactos” epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina.

A fruta é escamosa e possui três principais variedades para o consumo: Hylocereus polyrhizus, vermelha por dentro com casca rosada, conhecida como pitaia vermelha, a Hylocereus megalanthus, com polpa branca e casca amarela, que é a pitaia-amarela, e a Hylocereus undatus, de polpa branca e casca rosada, que é a mais ...

A pitaia amarela é considerada uma das mais raras. No Brasil, poucos produtores plantam essa variedade, que leva 180 dias para amadurecer. Uma caixa com três quilos pode ser vendida por até R$ 70 e cada pé de pitaia produz até 40 frutos.

O cacto que também é conhecido como “rainha da noite” (Hylocereus undatus) além de ser uma planta de casa exótica atraente e de rápido crescimento, também produz um fruto comestível!

A pitaya é o fruto de uma espécie de cacto, o cactus epífitos, dos gêneros Hylocereus e Selenicereus. No entanto, o seu cultivo é bem aceito em regiões de clima tropical e subtropicais. Se desenvolve muito bem em locais secos e com terreno arenoso.

O mandacaru é um tipo de fitoterápico, onde é capaz de tratar problemas renais. A parte interna do mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo. A raiz também pode ser usada para o tratamento de cálculo renal.

Qual a diferença entre o cacto e o mandacaru? De acordo com Henrique, “não há diferença entre cactos e o mandacaru, pois a planta é, na verdade, uma espécie de cactácea”. No Brasil, o mandacaru é muito comum em regiões da Caatinga e do Sertão, por isso ele é muitas vezes confundido com outros cactos e plantas.

O fruto pode ser consumido in natura, em sucos, geleias, saladas e diversas preparações culinárias, de acordo com o gosto do cozinheiro. Ele serve como alimento e para aliviar a sede dos animais, principalmente para o gado, além de suas sementes alimentarem pássaros e insetos.

A pitaya é uma exótica fruta que pertence à família cactaceae, e tem sua origem no México.

Características Morfológicas: Árvore que chega a medir entre 5 e 8 metros de altura, com copa em formato de candelabro. O tronco, cilíndrico, é acinzentado. Ramos verdes do tipo cladódio (modificação presente em plantas xerófitas para armazenamento de água e clorofila) ficam dispostos de forma irregular.

As flores são lindíssimas e medem aproximadamente 30cm, floresce no meio da primavera e as flores desabrocham no período noturno e já ao amanhecer começam a murchar. O fruto tem cor forte e vibrante e também serve de alimentos a animais como aves nativas como o periquito-da-caatinga e a gralha-cancã.

Entre todos os tipos de cactos, há um que dá um fruto chamado nopal. O cacto Opuntia possui o fruto, também conhecido como pera, que é utilizado na culinária mexicana, principalmente para fazer molhos e sobremesas.

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre quais partes das frutas podem realmente comer. Quando se trata da pitaya, a resposta é sim, é permitido comer todo o fruto, incluindo a casca, sem prejuízos à saúde. Além de ser saudável comer a casca, esta é uma excelente opção de alimento para os vegetarianos e veganos.