Qual a diferença entre mamíferos e marsupiais?

Perguntado por: vximenes7 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Marsupiais: são um grupo de mamíferos que também possuem placenta, entretanto, essa estrutura é menos desenvolvida e o período de gestação desses animais é menor. Nos marsupiais, os filhotes nascem ainda imaturos, terminando seu desenvolvimento dentro de uma bolsa externa.

Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, são caracterizados pela presença de uma bolsa materna (marsúpio) ventral ou posterior, onde os filhotes completam o seu desenvolvimento. Os marsupiais, ou mamíferos de bolsa, pertencem à ordem Marsupialia e subclasse Methateria.

Os mamíferos são animais que, entre outras características, destacam-se pela presença de pelos em seu corpo e pela capacidade de produzir leite para alimentar seus filhotes. Os mamíferos são animais vertebrados que se destacam pela presença de pelos e glândulas mamárias.

Mamíferos são classificados em três grupos: monotremados, marsupiais e eutérios. Ornitorrincos e equidna são exemplos de monotremados. Gambás e cangurus são exemplos de marsupiais.

Os mamíferos podem ser divididos em três grupos: marsupiais, monotremados e placentários.

ornitorrincos

Mais de 200 anos depois, os ornitorrincos, que são naturais da Austrália e da Tasmânia, continuam intrigando por suas características peculiares. Uma das mais famosas é o fato deles, junto com as equidnas, serem os únicos mamíferos que botam ovos, ou seja, são ovíparos.

Nesse grupo estão incluídos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Somos mamíferos, porque as temos as glândulas mamárias e nossos filhos quando pequenos, que já fomos um dia mama que mamam através das suas mais ou seja através das glândulas mamárias que as mulheres têm e também apresenta pêlos em seu corpo por isso somos mamíferos.

No Brasil, ao perguntarmos a alguém o que sabe sobre marsupiais, a resposta normalmente está relacionada aos cangurus, e, portanto, à Austrália. Poucas pessoas sabem que em nosso país existem mais de 40 espécies desse grupo, distribuídas nos diferentes biomas terrestres nacionais.

O local mais provável para a origem dos marsupiais é a Austrália. Como os marsupiais evoluíram principalmente no sul, eles teriam muito menos espaço para se diversificar do que os placentários, e muito mais dificuldade em conseguir uma vasta distribuição geográfica.

Esses animais têm hábitos noturnos e solitários e apresentam dieta onívora, na qual estão incluídos pequenos vertebrados, invertebrados e frutos. Uma vez que são animais marsupiais, o desenvolvimento do filhote é finalizado em bolsas denominadas marsúpio, assim como ocorre com cangurus e coalas.

Mas a verdade é que golfinho é mamífero. O que diferencia essa classe de animais de todas as outras é o fato de possuir glândulas mamárias e ter pelos no corpo. Já os peixes são bichinhos aquáticos que têm cores, tamanhos e comportamentos diversos, mas que não têm capacidade de produzir leite ou pelos.

Isso porque as baleias são mamíferos e não peixes, o que implica que têm pelos, são animais de sangue quente e, em vez de eclodir de ovos, os filhotes nascem por meio de parto e são amamentados pela mãe.

o morcego

Único mamífero que voa por conta própria, o morcego é um acrobata do ar: faz manobras bruscas, voa em condições turbulentas e paira no ar. Tanta habilidade não depende só do sofisticado sistema de localização espacial que funciona como um sonar.

Baleias, golfinhos, botos, toninhas, marsopas, todos esses animais são pertencentes a um grupo chamado de cetáceos, nome proveniente do grego antigo "ketus" que significava "monstros marinhos" devido às grandes proporções que esses animais podem atingir.