Qual a diferença entre magistério e pedagogia?

Perguntado por: lmeireles4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A principal diferença entre pedagogia e magistério diz respeito ao âmbito de atuação. Assim, enquanto o magistério está restrito a sala de aula, pedagogos podem possuir funções administrativas.

O profissional de magistério é, portanto, o professor capacitado para dar aulas nas classes iniciais da formação básica. Porém, ficou cada vez mais comum se referir ao magistério como sinônimo de atividade docente.

Após a conclusão do Ensino Médio, aqueles que fizeram magistério tornam-se aptos para dar aulas a alunos da Educação Infantil e dos primeiros ano do Ensino Fundamental.

Magistério: não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil.

201 da Constituição Federal, são consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de ...

Veja em quais áreas um Pedagogo pode atuar:

  • Aulas de Educação Infantil e Primária. É a possibilidade mais comum e mais conhecida do trabalho como pedagogo. ...
  • Educação Especializada e Inclusiva. ...
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA) ...
  • Ensino Superior (acadêmico)

A formação inicial será para professores que ainda não têm formação superior (primeira licenciatura), professores já formados, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (segunda licenciatura), e bacharéis sem licenciatura, que necessitam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do ...

MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020. O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

Há alguns anos atrás, o magistério era uma capacitação direcionada para quem queria se tornar professor, sendo realizada junto ao ensino médio. Após concluir esse curso, o profissional estava capacitado para dar aulas na educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental.

Este é um curso de nível médio que vinha formando o aluno para atuar plenamente como professor. Mas, a partir de 2020, o curso de Magistério não será mais aceito como qualificação, por exemplo, nos concursos públicos que abrem vagas para professores.

Desde o ano de 1996, o governo federal procura melhorar a qualidade do ensino nas instituições do país. Por isso, o curso deu lugar à Pedagogia, às Licenciaturas e à Formação Pedagógica. Portanto, não há uma faculdade de magistério, mas graduações de nível superior que você pode fazer para lecionar.

/2011

Na data de 26/12/2011, a Lei Complementar n° 213 foi publicada no Diário Oficial. Ela determina, em seu Art. 1°, a extinção do nível I do Quadro Permanente dos Profissionais do Magistério Público Estadual.

Para os homens, no mínimo: 60 anos de idade; 25 anos de contribuição; para os professores da iniciativa pública – desses 25 anos de contribuição, são necessários 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo em que se der a aposentadoria.

Cursando o magistério, junto dos estágios aparecem muitas oportunidades de ingresso em creches e escolinhas infantis, de maneira que trabalhar como auxiliar de creche se mostra uma ótima oportunidade para acompanhar com mais propriedade e na prática todo o ambiente escolar enquanto se garante um emprego sólido.