Qual a diferença entre magistério e docência?

Perguntado por: aesteves9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Magistério é o nome dado para o cargo de professor, envolvendo todo o seu exercício dentro desta profissão. Entre as principais funções do magistério está a docência, ou seja, o ensino e a educação, tarefa prioritária dos professores.

A palavra docente é um substantivo que se refere àquele que ensina. Ou seja, a palavra é sinônimo de professora/professor. O corpo docente de uma faculdade ou escola é o conjunto dos professores que atuam naquela instituição.

Os profissionais do magistério da educação básica compreendem aqueles que exercem atividades de docência e de gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, nas diversas etapas e modalidades de educação (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e ...

O profissional de magistério é, portanto, o professor capacitado para dar aulas nas classes iniciais da formação básica. Porém, ficou cada vez mais comum se referir ao magistério como sinônimo de atividade docente.

Assim, poderá dar aula desde o infantil até o ensino médio.

A formação inicial será para professores que ainda não têm formação superior (primeira licenciatura), professores já formados, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (segunda licenciatura), e bacharéis sem licenciatura, que necessitam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do ...

Magistério: não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na Educação Infantil.

22 da Lei 11.494 de 2007, os profissionais do magistério da educação são: docentes, profissionais que oferecem suporte pedagógico direto ao exercício da docência: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e coordenação pedagógica.

O professor universitário é um profissional capacitado a dar aulas em instituições de ensino superior, como universidades, faculdades e centros universitários públicos e privadas.

Diferença entre professor e pedagogo
Nem sempre a figura do professor está ligada à formação em um curso de Pedagogia. Para se tornar um professor do nível superior, por exemplo, o Ministério da Educação (MEC) exige que a instituição de ensino contrate apenas docentes com formação de Mestrado ou Doutorado.

Docente significa a pessoa que dá aula, o professor, seja em universidades, colégios, cursos técnicos, etc. Docente é um termo relativo ao ensino, é o indivíduo que ensina outros, independente do tema.

MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020. O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

Em 1977, perde definitivamente sua identidade quando passa a se chamar Habilitação Específica de 2.º Grau para o Magistério. Termina, assim, um dos mais longos capítulos da história da docência no Brasil.

Logo, quem escolhe fazer a segunda graduação em Pedagogia pode sim se formar em um período de 1 ano. Ao final, a pessoa terá duas Licenciaturas e estará habilitado para dar aulas nas turmas de educação infantil, em todas as séries do ensino fundamental e também em escolas de ensino médio.

Existe curso de magistério EAD de 6 meses? Sim. Os cursos de formação pedagógica ou segunda licenciatura, destinados a profissionais que já possuem formação de nível superior, têm duração média entre 6 meses e 2 anos, na modalidade EAD ou presencial.

A formação tem duração média de um ano e meio, com aulas presenciais uma ou duas vezes por semana. Para se matricular em um curso de magistério de nível médio, é preciso estar cursando pelo menos o segundo ano do ensino médio.

Hoje, a Lei de Diretrizes e Bases (no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) determina formação mínima de nível médio na modalidade normal para os professores que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil.

Nesse contexto, o curso de magistério foi naturalmente perdendo a força e, em seu lugar, surgiu a formação Normal Superior, mais tarde substituída pelo curso de Pedagogia.

A aposentadoria do professor é um benefício previdenciário concedido pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) a todos os profissionais do magistério que lecionam na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, nas redes públicas ou privadas de ensino.