Qual à diferença entre mãe e mamãe?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Mãe, designação afetiva de mãe. Exemplo de uso da palavra Mamãe: Ela é minha mamãe.

1 genetriz, genitora, mamã, progenitora, madre, mamãe.

Resposta verificada por especialistas
O adjetivo de mãe pode ser visto como as palavras que darão atributos a mãe, dentre elas pode - se citar: inteligente, bonita, cheirosa e etc.

Apesar de algumas crianças já ensaiarem as primeiras palavras (como papá “papai” e mamá “mamãe”) antes mesmo dos 12 meses de idade, é super normal que a fala destas palavras ocorra entre os 12 e os 18 meses.

A palavra “mãe” tem a mesma origem da palavra comadre, madrasta e madrinha e sua forma em latim “mater” também está associada a outras duas: “mamma” que significa “seio” e “mammare” que significa “mamar”.

Significado de Mamães
Mamães é o plural de mamãe.

mamãe | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

É evidente que o substantivo mãe não tem aumentativo nem diminutivo no sentido de tamanho. Mas é vulgar empregar na linguagem familiar o sufixo diminutivo -inho/a para significar carinho, amor, como tantas vezes ouvimos em filhinho, paizinho, etc. E tantas vezes na palavra mãezinha – ora aqui está o diminutivo de mãe.

Já que você procura um jeito especial para chamar sua mãe, veja abaixo algumas formas fofas e carinhosas que você poderá adotar: Mami. Mamacita. Mainha.

Como dizer mãe em inglês? A maneira mais formal é: mother. Além dela, no dia-a-dia também são usados os seguintes termos: mom, mum, mamma e mommy.

Resposta verificada por especialistas. A palavra mamãe é uma oxítona porque a sílaba tônica está na última sílaba.

  • mãe.
  • avó
  • genitora.
  • progenitora.

A mãe é quem oferece o cuidado, o carinho, o aconchego, o acolhimento e a atenção às necessidades do bebê”, diz. “Com uma mãe cuidadosa o adulto se torna mais cuidadoso com sua saúde física e mental. São pessoas que se valorizam, pois foram valorizados, conseguem amar, pois foram amados explica a Ana Grasso.

Com 6 meses aos 9 meses o bebê começa a formular palavras bilabiais como “dada”, “gugu” e a partir de 1 ano podem estar falando palavras como mamãe, vovô entre outras mais simples.