Qual a diferença entre luz branca quente e fria?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

A unidade de medida da temperatura de cor é Kelvin e, quanto mais baixa a unidade, mais quente a luz será. Já o tom frio está presente nas unidades mais altas. Assim, o branco frio é indicado por números acima dos 6000K e o branco quente por valores abaixo dos 4000K.

O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

A luz branca, também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira.

Branco quente: Bastante versáteis, são mais indicadas para quartos, salas de estar e de jantar. Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas.

Normalmente utiliza-se em: Áreas sociais e dormitórios – branco quente – ambientes de relaxamento. Área de serviço, cozinha, banheiros, sala de estudos – branco frio – induzindo à atividade.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

lâmpadas LED

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Luz para quarto de tonalidade amarela
A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

Aposte na luz natural, sempre que puder!
Independente do estilo de foto que você deseja tirar, a luz natural sempre é a melhor saída. Quando falamos em foto de alimentos ou produtos, esse tipo de luz proporciona mais naturalidade, melhor resultado nas texturas e nitidez em dobro!

A luz branca quente, ao contrário do que se pode pensar, não significa que a iluminação esquentará o seu ambiente — aliás, nenhum produto de iluminação LED faz isso. Na verdade, esse é o nome dado à luz emitida entre 2.700K a 3.500K, que reproduz um tom amarelado, semelhante aos raios solares no momento do pôr-do-sol.

O branco quente varia de 3500K 4.000k, é conhecido como a tonalidade mais amarelada da luz. Tem a fama de ser associada às lâmpadas incandescentes. Proporciona, mas relaxamento aos usuários do ambiente, isso porque ele produz menos lúmens do que os demais modelos.

De acordo com o IRC (Índice de Reprodução de Cores), essa falta de nitidez é maior quando utilizada a luz amarela para iluminação e efeitos. A luz branca (ou fria) normalmente é indicada para ambientes que necessitam de uma iluminação mais clara, onde é necessário enxergar bem os objetos.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Efeitos do uso da luz fria e quente
No mais ela é ideal para a sala de estar, de jantar, corredores e quartos. Já a luz branca deve, de preferência, ficar restrita a ambientes comerciais. Se quiser um efeito semelhante mas não tão “duro”, opte pela luz neutra.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Luz quente e fria no mesmo ambiente
Muitas vezes é necessário criar ambientes que sejam mais versáteis, que você possa trabalhar nele, mas ao mesmo tempo tirar um tempo para relaxar e descansar. A melhor opção para fazer isso é mesclar a luz quente e fria no mesmo ambiente.

Luz branca quente (luz amarela)
Como pode ajudar a criar um ambiente mais sociável e intimista, ela é indicada para quartos, salas de estar e qualquer outro cômodo reservado para o relaxamento ou lazer. Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3500K.