Qual a diferença entre luz branca e amarela?

Perguntado por: iquarteira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Quanto mais alta a TEMPERATURA de cor, mais clara é a tonalidade de COR da luz. Ex: 2700k ela irradia cor amarela; 4000k irradia cor neutra; 6500k, irradia cor branca.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

A tonalidade quente ou amarela (2.700K) é a responsável por agregar tranquilidade e aconchego. Em sua grande maioria, ela é a luz mais indicada para os quartos, visto que não irrita os olhos, pelo contrário, acalma. Portanto, para relaxar e descansar, aposte nesse tipo de lâmpada.

branca

Escolha da lâmpada adequada
Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Para relaxar, opte por lâmpadas alaranjadas ou vermelhas, que não afetam a produção de melatonina, conhecido como hormônio do sono. Existem dezenas de técnicas para ajudar a dormir melhor. A cromoterapia é uma das mais simples e eficazes.

- É possível misturar luz branca e amarela? A resposta é sim. Caso o ambiente seja utilizado para realizar duas funções, como um quarto usado também como home office, a utilização das duas cores é indicada. Também, é possível utilizar essa opção em uma área de convivência com espaço aberto que une cozinha e sala.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Benefícios para os olhos
Telas com o fundo predominantemente branco e com texto em preto proporcionam melhor leitura, independentemente do ambiente. Isso acontece porque a cor branca faz com que a íris se contraia para permitir menor passagem de luz, o que torna o conteúdo da tela mais nítido.

Usar o modo noturno não é tão recomendado quando se tem luz do dia. Isso porque os seus olhos já estão acostumados com ela. Já de noite, seu corpo entende que está chegando a hora de descansar. Aí sim ele é útil, pois isso afeta sua visão.

Como proteger os olhos da luz azul

  1. Diminua o tempo de utilização de computador e outros eletrônicos. ...
  2. Utilize filtros bloqueadores de luz azul para dispositivos eletrônicos. ...
  3. Uso de óculos bloqueadores de luz azul. ...
  4. Pisque várias vezes.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Ilumine dentro do box do banheiro
Por exemplo, você pode usar uma lâmpada fria no centro, atendendo a funcionalidade mais simples de iluminar o banho, e lâmpadas quentes ao redor, criando uma atmosfera de relaxamento. Os spots são uma das principais formas de iluminar dentro do box.

Outras dicas para iluminação de espelho de banheiro
O ideal é que seja entre 3000k, que é amarela, e 4000k, que é o branco neutro.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.