Qual a diferença entre ludismo e Cartismo?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O Ludismo e o Cartismo foram os primeiros movimentos políticos a lutar pelos direitos dos trabalhadores e foram precursores do movimento sindical moderno. O Ludismo foi marcado por atos de vandalismo e violência, enquanto o Cartismo foi um movimento mais pacífico e político.

Os movimentos ludista e cartista foram movimentos operários que ocorreram na Inglaterra no início do século XIX. As semelhanças entre eles são: Ambos surgiram como uma resposta às más condições de trabalho e à exploração dos trabalhadores na Revolução Industrial.

Recebe o nome de cartismo o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria.

O cartismo foi o primeiro movimento tanto de classe como de caráter nacional, contra as injustiças sociais da nova ordem industrial na Grã Bretanha.

Os ludistas foram uma organização trabalhista inglesa de assalariados da indústria têxtil no século XIX. Já os cartistas eram um movimento mais abrangente de cidadãos que exigiam reformas sociais de base para além de reivindicações trabalhistas.

O ludismo e outros movimentos de trabalhadores, como o cartismo, surgiram como consequência direta das transformações causadas nas relações de trabalho e na qualidade de vida do trabalhador inglês a partir da Revolução Industrial.

Essa classe trabalhadora figurou como peça importante na expansão do capitalismo industrial quanto ao sistema de produção. Eram eles os responsáveis por auxiliar as máquinas e por controlar a produção das mercadorias durante o expediente de trabalho.

O ludismo foi um movimento que ocorreu na Inglaterra durante o século XVIII, onde os ludistas quebravam as máquinas como forma de protesto frente as más condições de trabalho. A quebra de máquinas era a mais recorrente manifestação do ludismo.

Resposta: CARTISMO : Líderes do movimento escreviam cartas com reivindicações e melhorias de trabalho. Também contra a revolução industrial. SINDICALISMO : os sindicatos surgem pela necessidade de conquistar melhores condições de trabalho e salários mais justos.

Foi nesse contexto que surgiram os ludistas, nome dado aos trabalhadores que se revoltaram contra sua condição de crescente miséria e que atribuíram essa realidade como resultado do surgimento do maquinário industrial, que tornava parte da força de trabalho humana obsoleta.

a Relação é que todos esse movimentos e sistemas se designam atributo de um processo de desenvolvimento Político, que envolve a população e a estrutura social. Promovendo mudanças, sejam elas boas ou ruins, mas que se estabelece de uma forma abundante, respectivamente.

Seu fracasso, porém, lançou o movimento em um período de divisão interna. Tentativas semelhantes de revolta foram detidas em cidades como Sheffield e Bradford, mas as ações cartistas nunca pararam de ocorrer, com novas petições sendo enviadas ao parlamento inglês em 1842 e 1848.

Ned Ludd: o líder do movimento ludista britânico. O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão de obra humana por máquinas.

O cartismo caracteriza-se como um movimento social inglês que se iniciou na década de 30 do século XIX. Inicialmente fundou-se na luta pela inclusão política da classe operária, representada pela associação Geral dos Operários de Londres.

Em 1813, ocorreu o maior processo contra os ludistas: dos 64 acusados de terem atentado contra uma tecelagem, 13 foram condenados à morte na forca e 2 à deportação para as colônias. Apesar da dureza das penas, as ações nas fábricas continuaram esporadicamente até 1816.

A função do sindicato e orientar os trabalhadores sobre seus direitos e deveres, garantir que a legislação seja cumprida e defender os sindicalizado em todas as situações. O cartismo foi o primeiro movimento de trabalhodores da historia a buscar por melhores condições de trabalho para os operarios das fabricas.