Qual a diferença entre logo e ícone?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.

Logotipo é uma representação gráfica de uma marca ou empresa. Ele é constituído por um ícone, feito em design gráfico, e por tipografia (texto).

Os tipos de logotipo

  • Lettermark. Esse formato apresenta os logotipos que destacam as letras iniciais ou as abreviações das marcas. ...
  • Símbolo ou ícone. Nesse formato, as empresas ou as marcas abrem mão de qualquer tipo de texto para serem representadas por um símbolo visual. ...
  • Wordmark. ...
  • Combination mark. ...
  • Emblema.

De acordo com um dos significados trazidos pelo Dicionário Houaiss, símbolo é aquilo que por um princípio de analogia formal ou de outra natureza, substitui ou sugere algo ou mesmo aquilo que por pura convenção representa ou substitui outra coisa ou ainda representação convencional de algo; emblema; insígnia.

Logo é uma conjunção quando quer dizer «portanto, por conseguinte», a exemplo de «É desatento, logo não pode dirigir veículos».

No campo da semiologia e semiótica um ícone é um signo visual que representa outro objeto por ser semelhante a ele. Graças a essa relação de semelhança, o ícone pode substituir a coisa que representa. No contexto popular, um ícone também pode ser uma pessoa muito importante e reconhecida na sua área de trabalho.

2 emblema, representação, retrato, signo, símbolo. Representação artística: 3 efígie, escultura, estampa, estátua, figura, gravura, pintura, quadro, reprodução.

formato .ico

Os arquivos de ícone (formato . ico) devem conter as versões de 4 e 8 bits, bem como o 24 bits + alfa.

Os 7 tipos de logotipos (e como usá-los)

  • Logotipos do monograma (ou lettermarks) Monogramas ou logotipos são logotipos que consistem em letras, geralmente iniciais da marca. ...
  • Wordmarks (ou logotipos) ...
  • Marcas pictóricas (ou símbolos do logotipo) ...
  • Marcas abstratas do logotipo. ...
  • Mascotes. ...
  • A marca de combinação. ...
  • O emblema.

A marca é a soma de todas as expectativas e associações. O logo é como um atalho visual para a identidade da marca. Uma marca forte não apenas diferencia você dos concorrentes, mas também ajuda a ganhar a confiança com seus potenciais clientes.

A logomarca, por sua vez, é um termo incorreto e redundante. Mesmo que seja muito comum falar logomarca ao se referir a uma marca, esta palavra não faz sentido.

Lettermark
O lettermark é um dos tipos de logo mais comuns, que utiliza letras iniciais e abreviações para criar uma representação da marca.

Os elementos do design de logotipo

  • Nome do logotipo. Talvez a parte mais importante de um logotipo seja o nome. ...
  • Slogan do logotipo. Muitas vezes, uma marca não só tem um nome, mas também um slogan. ...
  • Ícone do logotipo. ...
  • Monograma. ...
  • Fonte do logotipo. ...
  • Cor do logotipo. ...
  • Layout do logotipo. ...
  • O pacote do logotipo.

O símbolo se refere ao objeto denotado por associação de ideias produzidas por uma convenção. Os símbolos mais comuns que usamos são as palavras. O alfabeto é outro conjunto de símbolos concebidos para representar os sons da língua. Os signos visuais muitas vezes incorporam atributos de mais de uma categoria de signo.

Também se pode falar de simbologia pagã, simbologia satânica, simbologia românica e outros tipos de simbologias. Os símbolos estão por todos os lados e cabe a simbologia estudar o significado de cada um deles em suas áreas específicas.

Um logotipo deve entregar uma impressão imediata e honesta da filosofia da sua empresa, transmitindo por que a sua marca é especial. Um logo que é baseado em uma filosofia de marca autêntica será importante e instiga confiança na sua audiência.

O logo perfeito deve ser simples e único, com uma identidade de marca um design coerentes. Além disso, deve ser versátil, para poder ser usado em todo lugar, no mundo digital e no mundo físico (como em cartões de visita, cartas, menus etc).