Qual a diferença entre loft e duplex?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

A começar pelo loft, que tem uma planta com ambientes integrados, com exceção do banheiro. Em alguns casos, o pé-direito alto permite criar um mezanino, que dá mais privacidade ao quarto. São imóveis bons para quem mora só ou para casais. Já o apartamento duplex é aquele com dois andares.

As kitnets e lofts são projetados com um banheiro e um cômodo que integra o quarto, a sala e uma cozinha compacta. Em contrapartida, os flats têm marcações que separam quartos, sala, cozinha, varanda etc.

O termo duplex significa duplo ou duplicado e comumente a expressão é utilizada para definir um tipo de apartamento. Por isso, nesse contexto, o duplex é um apartamento de dois andares, separados por uma escada que liga o pavimento inferior ao superior.

O que é o apartamento duplex? O apartamento duplex nada mais é do que um tipo de residência que se estende por dois níveis ou andares, geralmente compartilhados por uma escada interna, proporcionando um espaço para habitação dividido entre dois patamares diferentes.

Os tamanhos são variados, mas, em geral, um duplex não tem menos de 150 metros quadrados, enquanto um triplex passa de 200 metros quadrados.

Loft Moderno
Inicialmente o apartamento loft era uma opção barata de moradia. Hoje em dia é possível encontrar até casas no estilo loft mais sofisticado e moderno. Essas podem ter uma estrutura que comporte dois ou mais quartos, além de comodidades como piscina e garagem.

Imóveis com poucas divisórias ou nenhuma, espaço interno “aberto” e pé direito duplo, com estética mais industrial, um loft costuma ter em média 50 m².

Ser maior que 50 metros quadrados
Além de ter o pé direito duplo com, pelo menos, 3,20 metros, essas residências também apresentam um padrão de tamanho. Com isso, para ser considerado um loft, é preciso que ele seja maior que 50 metros quadrados.

Ter um loft é uma alternativa para quem busca mais conforto em espaços reduzidos. Quem tem uma casa maior, por exemplo, pode encontrar nele uma saída para reduzir os custos de manter um imóvel e ainda ter a possibilidade de morar perto das áreas urbanas mais movimentadas.

“Na verdade, a Loft, na visão dos investidores, vale US$ 520 milhões.” A Loft tem uma longa lista de investidores. Um dos mais importantes é a Andreessen Horowitz, que investiu na série A, em 2018, e coliderou as séries B e C.

Também chamada de conjugado, é uma unidade com área de até 50 m². Quanto às características arquitetônicas, tem apenas um cômodo, que une o quarto e a cozinha, além do banheiro, separado.

O que é um duplex? Os apartamentos duplex possuem dois pavimentos conectados um ao outro. Na grande maioria dos casos, esses tipos de apartamentos estão nos dois últimos andares do prédio - ou seja, a famosa cobertura - mas existem complexos que permitem essa estrutura nos demais andares também.

As coberturas duplex contam com amplas janelas e espaço livre. Dessa forma, aproveita-se e muito a luz e a ventilação naturais. Até porque, por estarem no topo do edifício, essas unidades não sofrem com obstáculos dos arredores – outros prédios, muros etc.

Ser duplex, ou seja, ter dois andares, é justamente uma das características da cobertura penthouse. Porém, ao contrário desta, a cobertura duplex pode ter alguns cômodos da área íntima no piso inferior, como um quarto. Além disso, pode ter um ambiente da área social no piso superior, como uma cozinha extra.

Uma comunicação é dita full duplex (também chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional).

Bom, um sobrado, nada mais é que uma construção com dois ou mais andares. Alguns chamam de casa duplex ou casa triplex etc. Mas no mercado imobiliário, o termo mais comum é Sobrado.

1. Diz-se de ou apartamento repartido por três andares reunidos por uma escada ou ligação interior.

A julgar pelo custo total de algumas edificações de padrão médio o custo fica por volta de R$172.000 a 190.000. A depender dos detalhes do projeto é possível um custo ligeiramente inferior.

Enquanto o duplex possui apenas duas camadas, o revestimento do triplex permite que a impressão seja feita nas duas faces. Esse é o tipo de papel mais nobre, ideal para a produção de embalagens que precisam de um tipo de acabamento mais rígido.

Continuar lendo O que é um loft duplex?