Qual a diferença entre lixa de ferro e lixa d'água?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Existem muitos tipos de lixas na indústria, sendo que as mais comuns são: lixa para madeira, lixa para ferro e lixa para massa, que é ideal para alvenaria. Já as lixas d'água, muito comuns no mercado, são lixas utilizadas molhadas (seja com água ou querosene).

Lixa para ferro (ferrosos)
Granulação de 150 a 220: pintura nova, preparo de metais ferrosos antes da aplicação do primer imobiliário ou fundo. Ideal para eliminação de ferrugem; Granulação de 320 a 360: pintura nova, preparo de paredes pintadas com primer imobiliário ou fundo.

Nesse caso, recomenda-se um item de número 80, ou seja, uma lixa grossa, que será utilizada para remover as porções maiores de ferrugem.

Lixa d'água
Seu uso está especialmente relacionado a acabamentos finos em materiais como gesso e massa corrida. Também pode ser a escolha para dar acabamento em metal e plástico. Ela limpa as peças, removendo resíduos dos objetos.

Procurando uma lixa para remover ferrugens e pinturas, modelar cantos, limpar ou alisar diferentes superfícies? A lixa da Dexter grão 1000 é ideal para quem deseja ter o efeito de polimento em metal com água e plástico. Para um acabamento mais uniforme, utilize um Taco Lixador.

As numerações dependem do tipo de lixa e até mesmo de cada fabricante, sendo comuns as que vão de 36 até 600. Quanto menor o número, mais grossa será a lixa, e naturalmente, quanto maior, mais fina. Assim, uma lixa d'água média poderia ser 220 ou 300.

A lixa da Dexter grão 800 é ideal para quem deseja ter o efeito de polimento em metal com água e plástico. Para um acabamento mais uniforme, utilize um Taco Lixador.

A Folha de Lixa D'Água Norton é uma lixa indicada para lixamentos a úmido de superfícies metálicas, matériais compostos, massa plástica, massa rápida, além de permitir o lixamento após a aplicação de primers em automóveis.

Lixa massa
Geralmente de cor avermelhada, possui granulação entre 60 e 220, sendo perfeita para lixamento de reboco, massa corrida, gesso e argamassas.

Tipos de lixas: Em quais materiais devem ser usadas?

  1. Materiais Ferrosos. Tipo de lixa: 150 a 220. Indicada para pintura nova, preparação de metais ferrosos antes de aplicar o fundo ou primer imobiliário. ...
  2. Alvenarias. Tipo de lixa: 80 a 150. Indicado para pintura nova. ...
  3. Madeiras. Tipo de lixa: 100 a 220.

Caso a massa esteja completamente seca, por exemplo, a dica é começar usando uma lixa de grana 120 para cortar rebarbas. Depois, para melhorar o acabamento, utilize uma lixa de grana 180.

Antes de pintar um portão de garagem, você deve remover qualquer tinta solta existente com uma escova de aço e se livrar de qualquer ferrugem com um raspador de tinta. – Você pode usar um decapante químico e uma esponja de lixamento para remover toda a tinta antiga ou usar uma lixadeira circular para isso.

A tinta ideal para pintura em metal enferrujado é o Suvinil Esmalte Contra Ferrugem. Esse é um produto 3 em 1, pois além de poder ser aplicado diretamente na ferrugem, ele é um fundo anticorrosivo de alta aderência e ainda dá acabamento à superfície de metal. Muito prático, né?

O primeiro passo é utilizar uma escova de aço para eliminar toda a ferrugem e impurezas da superfície. Em seguida, use uma lixa nº 180 para dar o acabamento, deixando tudo pronto para receber a primeira demão de Hammerite.