Qual a diferença entre liquidar e amortizar?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Ou seja, caso o financiamento seja de um imóvel, o saldo devedor será o valor total do imóvel financiado. Já a amortização é a diminuição que acontece no saldo devedor, com o valor quitado a cada parcela do financiamento.

A liquidação antecipada é a quitação parcial ou total de uma dívida antes de seu vencimento, mediante redução dos juros, proporcional ao tempo de antecipação do contrato. Pode ser feita com a utilização de recursos próprios (pagamento através de boleto) ou com recursos vindos de outros Bancos.

Extinguir ou pagar a pouco e pouco (ex.: amortizar dívidas; amortizar um empréstimo).

A diminuição do tempo da dívida ou do valor das parcelas, a depender da modalidade escolhida, são as principais vantagens da amortização, além, é claro, de gerar economia. Isso porque, quando se promove a amortização, o devedor tem direito ao abatimento de juros e encargos.

Quitar financiamento imobiliário: qual é a melhor forma?

  1. Amortização é alternativa para quitar a dívida em menos tempo e reduzir o valor total a pagar.
  2. Quanto mais parcelas no financiamento, maiores os juros.
  3. A amortização pode ser feita diretamente com o banco que fez o financiamento.

O saldo devedor se refere ao valor que ainda falta para quitar um financiamento de imóvel ou veículo, por exemplo. Ou seja, é o valor total tomado por empréstimo, mais os juros, seguros e demais tarifas acordadas em contrato.

O que é melhor amortizar: saldo devedor ou parcelas? É possível amortizar tanto o saldo devedor quanto as parcelas do financiamento. Ao escolher amortizar o tempo da dívida, ou seja, o saldo devedor, o prazo do financiamento é diminuído.

Significado de Liquidar
verbo transitivo Ajustar, apurar (contas), mediante o recebimento de créditos e pagamento de débitos: liquidar um negócio. Resgatar um compromisso financeiro: liquidou a dívida.

A amortização se refere a quando a pessoa devedora paga os juros que incidem sobre o valor do empréstimo e vai além, quitando parte do próprio valor principal. O valor amortizado de um financiamento diminui o valor da própria dívida, naturalmente beneficiando quem tomou o empréstimo.

Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Como funciona a amortização
O objetivo da amortização é, basicamente, pagar a dívida e, se possível, diminuir o tempo do empréstimo ou do financiamento. Na prática, antecipa-se o pagamento das parcelas – geralmente as parcelas finais, pois assim os juros também podem ser reduzidos em alguns casos.

O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada. Contudo, é preciso estar atento a algumas condições determinadas pelo banco, que podem variar de uma linha de crédito para outra.

O primeiro passo de como amortizar um financiamento imobiliário é entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo crédito, solicitando a operação. Após esse contato, serão fornecidas as opções de amortização, entre elas o uso dos recursos do FGTS. Contudo, o FGTS deve ser utilizado com o máximo cuidado.

Não existem regras para a amortização. “Com recursos próprios o cliente pode amortizar a qualquer momento, desde que o valor seja no mínimo o de uma parcela. Tem a opção de diminuir o valor que paga mensalmente mantendo o mesmo fluxo de parcela ou reduzir a quantidade de parcelas”, explica.

Amortização ou liquidação do saldo devedor
Para esse uso é importante saber que existe um intervalo mínimo de dois anos para poder utilizar novamente o FGTS e abater o saldo devedor. Porém, não há limite de quantas vezes você poderá usar, basta estar de acordo com o valor disponível no seu FGTS.

Sim, vale a pena amortizar o saldo devedor do financiamento porque reduz o valor da parcela mesmo que mínimo, reduz os juros, reduz o valor do seguro no futuro e também o tempo do contrato.

Em 2019 e 2020, os bancos, liderados pela Caixa Econômica, lançaram linhas de financiamento indexadas ao IPCA ou à rentabilidade da poupança. Isso quer dizer que o saldo devedor seria atualizado por esses indexadores no período do empréstimo, o que altera o valor das parcelas.

A solicitação da amortização pode demorar até 03 dias úteis para ser processada e atualizar o saldo devedor.

Vale a pena quitar o financiamento? A princípio, vale muito a pena, uma vez que quitar financiamento imobiliário antecipado tem desconto. Isso porque muitas instituições financeiras aceitam renegociar os juros quando o proprietário se dispõe a pagar tudo antecipadamente.

Desconto para pagamento antecipado
Então muito perguntam se há desconto para a quitação e a resposta é não. Você deverá quitar o que deve, mas o que você deve não é a soma das prestações x o valor delas e sim o saldo devedor que você tem com a Caixa.