Qual a diferença entre leite de soja é extrato de soja?

Perguntado por: irocha . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

O extrato de soja também é conhecido como leite de soja. Ele pode ser vendido tanto em versão líquida, quanto em pó (que pode ser diluída na água). No entanto, as duas formas se equivalem, pois passam pelo mesmo processo de fabricação e possuem os mesmos valores nutricionais.

Por isso, para quem gosta de soja, não há nenhuma contraindicação de consumi-la todos os dias, principalmente no caso de dietas veganas e vegetarianas.

COMO CONSUMIR O EXTRATO DE SOJA EM PÓ PURO
O extrato de soja em pó pode ser utilizado de diversas formas, como em receitas de pães, bolos, shakes e barras de cereais.

Promove a saúde do coração: Pesquisas mostram que a soja tem o potencial de melhorar a saúde do coração ao reduzir os níveis de colesterol LDL (o "mau" colesterol) e ao manter os níveis de colesterol HDL (o "bom" colesterol).

Como usar o extrato de soja? Quando diluído em água, o extrato de soja é um substituto saudável do leite de origem animal. Assim, ele pode ser usado para o preparo de bebidas, como vitaminas e shakes, e ser ingrediente no preparo de bolos, sobremesas, tortas e massas.

25 gramas

De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos. A soja pode ser encontrada em diversos alimentos, como tofu, leite, farinha e proteína de soja.

De modo geral, as pessoas que não podem tomar leite de soja todos os dias são as crianças, os bebês, os idosos, as mulheres gestantes, as pessoas que sofrem com anemia e as que têm hipotireoidismo (problemas com a tireoide).

O consumo de leite de soja é prejudicial à saúde de pessoas com alergia à soja ou com problemas na tireoide, já que essa bebida impede a ação de remédios para a tireoide e inibe a tireoperoxidase, que é uma enzima responsável pela formação dos hormônios tireoidianos.

Bebida instantânea de café com extrato de soja pode ser opção para quem tem intolerância à lactose. A Embrapa Agroindústria de Alimentos testou 18 formulações até chegar a uma bebida saborosa e nutritiva feita a partir de café solúvel, extrato de soja e açúcar. Basta tirar do saquinho e adicionar água quente ou fria.

O extrato de soja é obtido da emulsão aquosa proveniente da hidratação dos grãos. Apresenta excelente teor proteico (com aminoácidos essenciais), vitaminas do complexo B, fibras e minerais (ferro, fósforo, cálcio, zinco e magnésio) e isoflavonas.

Como toda fonte proteica, o recomendado é que a ingestão seja feita após a sessão de exercício de força para favorecer, em longo prazo, as adaptações induzidas pelo treinamento (5). O consumo de proteína de soja após o exercício de força é uma estratégia nutricional efetiva para estimular o ganho de massa muscular.

Você pode utilizar o leite de soja com banana, para fazer bolos, vitaminas ou mesmo tomar com chocolate e café.

Assim, o fornecimento de leite de soja consiste em um benefício eventual, por meio da concessão semanal da bebida vegetal, com vistas à redução de deficiências nutricionais e à prevenção de agravos decorrentes da má alimentação, com o objetivo de combater casos de baixo peso e desnutrição.

A soja é rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo. Esses componentes fazem com que o alimento tenha a capacidade de fortalecer a pele e cabelos porque estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, além de beneficiar a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

Uma ótima opção é o leite de soja, livre de gorduras, que aumentam as chances de azia, e de cálcio. Além disso, como ele tem o pH alto, ajuda a neutralizar a acidez estomacal.

Contudo, há uma crença comum de que a soja reduz os níveis de testosterona e aumenta o estrogênio circulante. Essa afirmação é replicada pelo fato da soja conter fitoestrógenos (isoflavonas), compostos com uma estrutura química semelhante ao hormônio estrogênio.

A proteína da soja ajuda a corrigir o caminho da gordura no fígado, principalmente em pessoas obesas.

Qual a melhor forma de consumo? A soja pode ser consumida de diversas maneiras na nossa alimentação. Jobst acredita que as melhores são em forma de tofu ou missô e, por último, em grão. “O ideal é consumir a soja fermentada.

Algumas contraindicações da soja são um pouco controversas: alguns especialistas afirmam que a alta quantidade de isoflavonas, quando ingeridas em excesso, podem:

  • causar problemas de tireoide em pessoas com hipotireoidismo,
  • estimular a puberdade precoce e.
  • prejudicar a fertilidade, no caso dos homens.

Três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia de tofu equivalem a 50 miligramas de isoflavonas, quantidade diária mínima para os efeitos desaparecerem. Porém, isto só pode ocorrer se os sintomas da paciente forem considerados leves. Fonte: Minha Vida.

A bebida de soja pode ajudar a melhorar o colesterol e, por consequência, a saúde do coração, além de auxiliar na redução dos índices de osteoporose.