Qual a diferença entre Lavandula officinalis e Lavandula angustifolia?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

officinalis ou simplesmente Lavanda fêmea, é utilizada para fins medicinais. Ela possui um aroma mais delicado e os galhos são únicos. Os arbustos da Lavandula angustifolia são mais baixos e arredondados, crescendo em altitudes mais elevadas (como podemos ver na imagem, a partir de 500m).

Quais as melhores espécies? As mais bem adaptadas ao Brasil e, portanto, melhores escolhas na hora da compra são a Lavandula Canariensis e a Lavandula Dentata. A Lavandula Angustifolia e a Lavandula Stoechas também são belíssimas opções.

Suas propriedades mais conhecidas são as de acalmar, estimular, cicatrizar, conservar alimentos e desinfetar. O óleo essencial de lavanda é um dos mais utilizados, sendo bastante indicado para o combate à ansiedade e à insônia (inclusive de bebês) e para promover melhorias na pele.

Lavandula é o gênero de plantas da família Lamiaceae (antiga Labiateae) que abrange várias espécies e cultivares popularmente conhecidos como lavanda e alfazema (principalmente em Portugal), além de híbridos como o lavandin.

A Lavanda Francesa possui uma composição química com Linalol, Mirceno, Limoneno e Acetato de Linalila, o que a torna calmante, antibacteriana, antifúngica e cicatrizante. É um dos óleos mais recomendados nos tratamentos de Insônia e Ansiedade.

Lavanda Verdadeira / Alfazema - Lavandula Angustifolia
- Planta perene de porte médio. - Crescimento em maços com folhas estreitas, compridas e verdes acinzentadas com flores de cor violeta. - Muito cultivada para extração de seu óleo essencial, para uso medicinal e para a produção de chás.

A lavanda dentata (Lavandula dentata) ou muito conhecida como Lavanda Brasil, possui fortes propriedadesdescongetionantes e expectorantes das vias respiratórias.

O óleo essencial de Lavanda francesa pode ser usado por gestantes, crianças e bebês. Não existe nenhuma toxicidade e contraindicação. Esse tipo de lavanda não floresce no Brasil. A Lavanda brasileira de nome científico Lavandula dentata, não tem efeito sedativo, e sim efeito estimulante.

Como exemplo, podemos citar manjericão, arruda, alho, tomilho, salsa e alecrim. Algumas destas, como a lavanda e o manjericão, são ótimas para atrair polinizadores.

Uma boa noite de sono com óleo essencial de lavanda
Mas, para além disso, segundo especialistas, o uso do óleo essencial de lavanda na inalação possui a poderosa capacidade de aumentar a produção de melatonina - a substância do nosso cérebro que estimula o sono.

Modo de Usar
Para uso tópico, aplicar de 1 a 3 gotas diluídas em Óleo Carreador doTERRA sobre a pele, na área desejada. Para uso aromático, colocar de 3 a 4 gotas em um aromatizador elétrico.

A sinergia CHAKRA 7 - SAHASRARA (CORONÁRIO) da Laszlo integra em sua composição os óleos essenciais de lavanda (Lavandula angustifolia), lírio do brejo (Hedychium coronarium) e breu branco (Protium heptaphyllum) e foi desenvolvida para estimular, equilibrar e energizar este centro de energia.

Óleo essencial de Lavanda: é calmante, relaxante e pode ser utilizado em qualquer estado de ansiedade, ajudando no equilíbrio da mente e do corpo. Óleo essencial de Ylang Ylang: ajuda a aliviar tensões nervosas, ansiedade e problemas relacionados ao estresse.

HORTELÃ BERGAMOTA, O ÓLEO ESSENCIAL QUE SUBSTITUI A LAVANDA E AMANSA ATÉ ELEFANTES!

“Como a lavanda, o alecrim é uma das plantas com efeitos calmantes”, comenta a paisagista Thalita. Além de ser usada para fazer chás, a planta do alecrim também transforma-se em óleo essencial já que seu aroma é relaxante. A planta do maracujá é conhecida há milênios por suas propriedades tranquilizantes.