Qual a diferença entre larva e lava?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Resposta verificada por especialistas. O correto é lava de vulcão. Pois o significado da palavra lava está relacionado ao fluxo de algum liquido ou material viscoso é escorrega por uma superfície, como a lava vulcânica.

A distinção entre magma e lava resume-se à sua localização. Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava.

Tipos de lava de vulcão
Se a lava de um vulcão é nada mais do que rocha derretida, isso significa que ela é recheada de minerais e metais que ultrapassaram seu ponto de fusão — passando do estado sólido ao líquido — nas altas temperaturas abaixo da crosta terrestre.

1. [ Entomologia ] Primeiro estado do insecto quando sai do ovo. 2. Fase inicial dos metazoários que sofrem metamorfoses; lagarta.

A lava vem de "bolsões" ou "lagos" subterrâneos de magma - nome dado à lava antes de sair do vulcão.

De acordo com algumas pesquisas, a lava é preta durante o dia, vermelha à noite e torna-se branca quando em contato com a água. É um vulcão ativo e no seu topo existem duas crateras: uma inativa e outra com atividade vulcânica contínua, emergindo de pequenos montes conhecidos como “hornitos”.

A lava é uma substância extremamente quente composta por rochas fundidas. Ela é formada quando o magma, localizado na crosta, chega à superfície terrestre por meio de um vulcão. Uma vez na superfície, a lava esfria e se solidifica, formando diversos tipos de rochas ígneas, também conhecidas como rochas magmáticas.

As lavas podem ser classificadas, quanto à percentagem de sílica que contêm, em ácidas, intermédias e básicas. As lavas ácidas têm uma percentagem de sílica superior a 70%. São viscosas e ricas em gases que têm dificuldade em libertar-se. A temperatura das lavas ácidas é baixa, situando-se entre os 800 °C e os 1000 °C.

A distinção entre magma e lava está na localização. Quando os geólogos aludem ao magma, falam de material rochoso semi fundido que se mantém retido no subsolo. Se esse material rochoso ascender à superfície e mantiver fluidez, designa-se por lava.

Quando ainda é subterrâneo, este manto rochoso é chamado de magma. Assim que atinge a superfície e se derrama pelos lados de um vulcão, passa a se chamar lava. Geralmente, quanto mais quente a lava, mais fluida ela é, e mais rapidamente ela escorre.

Quando o magma escapa para a superfície, seja por meio de uma erupção vulcânica ou pelas zonas de distanciamento e encontro entre as placas tectônicas, ele passa a ser chamado lava. Quando a rocha derretida rompe a crosta, ela apresenta temperaturas que variam de 700 °C a 1.200 °C.

Uma larva é um estágio entre o ovo e a forma adulta. Ela é o resultado da divisão mitótica do ovo, produzindo um embrião que se desenvolve em um organismo que se parece muito com o adulto, mas ainda não possui todas as características.

No meio das placas tectônicas abrem-se fissuras na crosta terrestre, resultado de falhas na formação rochosa. Nestas brechas, a pressão da Terra empurra o magma para cima - quando jorrada na superfície, a lava é mais líquida e incandescente, ou seja, espalha rápido e queima tudo que toca.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.