Qual a diferença entre lagosta e cavaquinha?

Perguntado por: amenezes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A diferença entre as lagostas e a cavaca são mínimas. Elas pertencem ao grupo de crustáceos decápodes, pois possuem cinco pares de pernas torácicas. O que as difere são as antenas, que são fortes e desenvolvidas nas lagostas, e já nas cavacas elas estão em formato mais suavizado e sem espinhos.

Crustáceo semelhante à lagosta, a cavaquinha tem pesca liberada no litoral brasileiro entre os meses de agosto e dezembro. O preparo da cavaquinha, também conhecida como lagosta sapateira, pode ser feito de diversas maneiras, mas é importante não cozinhá-la muito, para não correr o risco de a carne ficar endurecida.

Basicamente, podemos dizer que o lagostim é o nome das espécies menores de crustáceos da subordem Astacidea. Também se usa este nome para os camarões de grandes dimensões. Trata-se, portanto, da designação vulgar de várias espécies de crustáceos decápodes, semelhantes à lagosta, porém com tamanho inferior.

A lagosta do Pacífico tem uma cauda mais saborosa, o que a torna habitual nos menus dos melhores restaurantes.

camarão mantis

O camarão mantis (também conhecido por lagosta mantis), foi considerado o animal mais forte do planeta. Esta é uma espécie crustáceo que pertence ao grupo dos Stomatopoda — ordem no reino animal composta por várias espécies de crustáceos marinhos — que tem cerca de 12 cm e padrões de cores muito vivas.

LAGOSTIM LIMPO. DE R$87.00 KG POR R$45.00 KG! 12)982027973. PREÇO JUSTO E PRODUTOS DE QUALIDADE!

Sim, o Brasil possui cinco espécies de lagosta. As mais importantes nas pescarias, a lagosta vermelha (Panulirus argus) e a lagosta cabo verde (Panulirus laevicauda), são alvos das regras de uso.

— A lagosta por si só é um produto caro. Tem meio quilo só de cabeça e perna, quase 60% do peso. A parte nobre é a calda, que representa 40%. Além disso, nos últimos 20 anos, ela tem se tornado um produto cada vez mais escasso no mercado, por conta da complexidade que envolve sua pesca.

Apesar de muito rara, há outras colorações ainda mais incomuns. As chamadas lagostas "cristal" — brancas com brilho azul, parecido com o do interior de uma concha, só foram registradas duas vezes no mundo.

Preço da lagosta no mercado brasileiro
Em média, no Brasil, a lagosta Thermidor tem um preço que varia de 400 a 500 reais, por exemplo.

Além da semelhança física com o crustáceo tradicional, nascido e criado no oceano, também a lagosta-de-água doce, como é conhecida, tem a casca laranja depois de cozida, carne de cor branca e o gosto muito parecido com o da servida no litoral.

“Esse raro fenômeno é ainda pouco conhecido no Brasil. Em outras espécies de lagostas que não existem no Brasil, mas em países do Atlântico Norte, a ocorrência da cor azul está associada a mutações nos genes responsáveis pela cor característica de cada lagosta”, explica o pesquisador.

De acordo com Ripley's, as lagostas laranjas são ainda mais raras do que as lagostas azuis: enquanto a chance de encontrar uma lagosta azul é de uma em dois milhões, a chance de encontrar uma lagosta laranja é de apenas uma em 30 milhões.

A lagosta é uma das principais fontes de proteína que existem e indicada para quem deseja ganhar massa muscular, pois é pouco calórico. Também é fonte de sais minerais importantes para o organismo como potássio, magnésio, fósforo e zinco, que auxiliam a estrutura óssea, os músculos e no controle da glicemia.

O relatório afirma que lagostas e caranguejos não devem ser cozidos vivos e inclui as melhores práticas para o transporte, atordoamento e abate de decápodes e cefalópodes.

Tubarão-branco

Tubarão-branco e a força da sua mordida
Sabidamente fatal, a mordida do tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é capaz de produzir uma força equivalente a 1,8 toneladas sobre a presa.

A lagosta-boxeadora consegue "socar" suas presas com a mesma acelaração de um disparo de rifle calibre 22. A força é tamanha que, muitas vezes, despedaça as vítimas. A força de impacto é de 60 kg/cm3 e a água ao redor das patas do animal chega a ferver, tamanha a energia liberada pelo movimento.

O estado do Ceará é tradicionalmente o maior produtor e exportador de lagostas, mas é preciso destacar que, hoje, grande parte dos desembarques e da lagosta processada são oriundos de outros estados, principalmente do Pará.

Popularmente atende por vários nomes: Pitu, o mais conhecido, ou Lagosta-de-água-doce; Lagosta-de-São-Fidélis. O pitu tem a distinção de ser o maior camarão de água doce nativo do Brasil, podendo chegar a quase 50 cm de comprimento e pesar mais de 300g. Tem corpo liso, e grandes garras.

Classificação de 4-5 peças por quilo.