Qual a diferença entre Kadosh e Kodesh?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Existem muitas variações de Kadosh, Kadesh significa sagrado, em hebraico, Kidush significa santificação, ou consagração, já Yom kadosh significa dia Santo, Kadish significa santificação, e é feita uma oração durante 11 meses, para exaltar o nome de Deus.

Kadosh - Santo - Aparece aproximadamente 783 vezes na Bíblia.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

A palavra “santidade” no seu contexto original hebraico é qodesh ou qadash, denota separação, consagração, preparar-se, dedicar, ser consagrado, ser santo no sentido de ser um processo de busca incessante, ser colocado à parte.

Elohim é um dos muitos nomes de Deus na Bíblia hebraica. Significa literalmente "Supremo" ou "poderoso"." É um nome que enfatiza o imenso poder de Deus. Elohim está totalmente além de nossa compreensão. Jó 36:26 deixa bem claro que Deus está em um nível diferente.

Kadosh também é a expressão utilizada para se referir ao nome de Deus dos judeus. Kadosh pode se referir ainda a algo sagrado, separado, santificado. A expressão Kadosh aparece na Bíblia tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento.

Shalom Adonai é uma expressão do hebraico que significa "a paz do Senhor". É composta por duas palavras "Shalom" que significa "paz" e "Adonai" que significa "meu Senhor". Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

A palavra Shekhinah só aparece na Cabala hebraica. O verbo Shakhan é usado na Bíblia hebraica (ver Êxodo 40:35: " Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia [Shakhan] sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo").

Isaías 6:3 NVT
Diziam em alta voz uns aos outros: “Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória!”

O Kodesh HaKodashim era o lugar mais sagrado do Templo. Somente o Cohen Gadol podia entrar nesse espaço uma única vez por ano, em Yom Kipur, onde Hakadosh Baruch explicitamente revelava Sua Presença. Uma grande cortina vermelha separava o salão “kodesh” e o espaço do Kodash HaKodashim.

A palavra hebraica traduzida por consagrar significava literalmente encher a mão e provavelmente se referia a ofertas depositadas nas mãos deles. A consagração (ou ordenação de ministros hoje tem raízes nessa prática veterotestamentária.

Na bíblia, além do conceito de pureza e de ausência de pecado, o conceito de santidade também é relacionado com a dedicação de uma pessoa a Deus.

Significado de Santos
substantivo masculino plural Aqueles que foram canonizados e passaram a ser cultuados por seus milagres. Quem vive segundo as regras de Deus e da Igreja. Indivíduos cuja conduta e comportamento servem de exemplo, de modelo. [Por Extensão] Quem é conhecido por ser ingênuo, inocente.

Ele é JEOVÁ JIREH (Deus proverá).

kairos, que em português escrevemos kairós, tinha para os gregos o significado de "momento certo" ou momento oportuno. É uma ocasião indeterminada no tempo em que algo especial acontece. A palavra é usada em teologia para descrever o "tempo de Deus".