Qual a diferença entre JupyterLab e Jupyter Notebook?

Perguntado por: laguiar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Na Ciência de Dados, uma das ferramentas ideais para visualizar e acompanhar o progresso do nosso projeto é o Jupyter Notebook. O JupyterLab é uma versão mais moderna do Jupyter Notebook e provavelmente vai substituí-lo a longo prazo. Uma das vantagens do JupyterLab é a possibilidade de utilizar extensões.

Principais recursos do Jupyter Notebook
Facilidade para criar protótipos de forma rápida. Execução e visualização da saída do código em cada célula. Interface amigável. Possibilidade de escrita de textos com Markdown.

Instalando o Jupyter
Feito isso abra o VS Code e clique no ícone de extensões do lado esquerdo -> procure pela extensão do Jupyter e clique em install. Obs. os arquivos do Jupyter não são arquivos tipo py, eles são arquivos do tipo ipynb, são chamados de Notebooks do Python.

O Jupyter é melhor do que Pycharm se você estiver manipulando dados ou algo semelhante, no contexto de Data Science. Já o PyCharm é uma ferramenta mais robusta, mais completa. Logo, ele é melhor que o Jupyter, se o seu interesse for desenvolver as aplicações a ser postas em produção, para outras pessoas usarem.

O Jupyter Notebook é uma ferramenta de Literate Computing, extremamente eficientes, pois permitem unir código e texto. Assim cada funcionalidade pode ser explicada detalhadamente. Você também pode gerar gráficos “vivos” gerados em tempo real dentro da ferramenta.

Para realizar a instalação dessa forma, basta ir até o site oficial e escolher o instalador de acordo com o sistema operacional. Assim que a instalação for concluída, ao abrirmos o Anaconda Navigator, o Jupyter Notebook estará pronto para uso. O Jupyter Notebook é aberto no navegador, mas funciona localmente.

Sempre que quiser utilizar o Jupyter, basta abrir o prompt de comando e escrever jupyter notebook.

Uma outra opção para abrir o Command Pallete é ir até à engrenagem presente na barra lateral esquerda, e clicar na primeira opção, como você pode ver na figura abaixo: Ao abrir o Command Pallete, você deve digitar “jupyter” e, assim, observará que aparecerem várias opções relacionadas ao Jupyter.

PyCharm

PyCharm. O PyCharm é um IDE para programar Python muito conhecido.

Essa é uma das ferramentas mais poderosas e importantes que vem com o Anaconda. O Jupyter Notebook é uma aplicação de código aberto que permite você criar e compartilhar documentos com código dinâmico, visualizações de gráficos, limpeza de dados e até textos explicatórios.

Os Jupyter Notebooks são uma forma interativa padrão de criar e partilhar código no mundo python. O bloco de notas contém uma combinação de código Python, markdown e, opcionalmente, saída do código.

Criar um Jupyter Notebook é bem fácil, basta clicar em New no canto direito e selecionar Python 3 do menu. O notebook vai ser criado e abrir em uma nova aba, você deve ver algo similar a: Seu notebook está criado, mas ainda sem título. Clicando em Untitled, no topo da página, você pode mudar o título do notebook.

Abrindo o Jupyter
Se você instalou o Jupyter pelo pip, você pode abri-lo no terminal: jupyter notebook. Esse comando irá abrir a janela inicial do Jupyter no seu navegador padrão.

Segundo uma pesquisa feita pelo StackOverflow em 2021, uma plataforma muito popular entre os desenvolvedores, dos mais de 82 mil desenvolvedores que responderam a pesquisa de qual IDE ou editor de código utilizam, mais de 33% votaram na IDE da microsoft o Visual Studio e mais de 71% no editor de código Visual Studio ...

JetBrains Intellij

Se você é desenvolvedor Java é bom experimentar o IDE JetBrains Intellij. Nele, são destaques a codificação inteligente e o design ergonômico que aumentam a sua produtividade. Ele também suporta outras linguagens, como SQL, JPQL, HTML e JavaScript, e frameworks com o acréscimo de plugins.

A facilidade em criar protótipos de forma rápida. Execução e visualização da saída do código em cada célula. Interface amigável. Possibilidade de escrita de textos com Markdown.