Qual a diferença entre Judeia e Judá?

Perguntado por: rxisco . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O nome Judéia é uma grega e romana adaptação do nome ” Judá “, que originalmente abrangia o território da israelita tribo do mesmo nome e, posteriormente, do antigo Reino de Judá .

A Judeia e a Galileia eram regiões periféricas, mas não estavam intocadas pela influência estrangeira.

Significado de Judéia
O nome quer dizer: Terra dos judeus. Das três divisões da Palestina ocidental, no tempo de Jesus Cristo, aquela mais para o sul chamava-se a Judéia.

Ele disse que Israel e Judá eram irmãs que tinham-se casado simbolicamente com o Senhor. Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a).

Herodes Agripa I

Herodes Agripa I foi rei da Judeia de 41 até 44 a.C. Era neto de Herodes, o Grande, por seu filho Aristóbulo e sua mãe se chamava Berenice. Ele nasceu Marcus Julius Agripa, assim chamado em homenagem ao estadista romano Marco Vipsânio Agripa. Ele foi chamado o rei Herodes nos Atos dos Apóstolos, na Bíblia, "Herodes".

cidade de Jerusalém

A Morte de Jesus ocorreu fora dos muros da cidade de Jerusalém (João 19:20; Hebreus 13:12), em um lugar acessível aos que passavam (Mateus 27:39).

É certo que a verdadeira preocupação dos fariseus não era com o batismo de um ou do outro, mas eram as multidões que Jesus arrastava que começava a incomodá-los. A fim de evitar um confronto antes do tempo, o Mestre decidiu deixar a Judéia e partir para a Galiléia (v3).

A região se encontra na extremidade de um planalto, em uma área montanhosa no sul do país de Israel, conhecida também como região Judeia.

Pilatos era o governador romano na Judéia e, entre as suas funções, encontrava-se a de julgar. Não convencido das acusações contra Cristo, encaminhou-o a Herodes, que era governador da Palestina, uma das quatro regiões administrativas (tetrarquias) do Império Romano na região.

O deserto da Judeia está localizado a leste de Jerusalém e desce até o Mar Morto. Acontecimentos Importantes: O deserto da Judeia foi um importante refúgio em muitos períodos da história antiga.

Belém está localizada a cerca de 8 km ao sul de Jerusalém. No período do Velho Testamento, começou a se desenvolver como um assentamento modesto, ao longo de uma cordilheira em forma de meia-lua, na fronteira da região montanhosa da Judeia, a oeste, e do deserto da Judeia, a leste.

Segundo a interpretação bíblica dos versículos, o Leão de Judá seria o Messias salvador, que governaria e unificaria todas as nações sob o nome de Deus. Genericamente, a figura do "leão" é compreendida como "o rei", "o poder" ou "o que governa sobre os outros".

O Reino de Judá, formado pelas tribos de Benjamim e Judá, foi controlado por Roboão, filho do rei Salomão. As dez tribos restantes formaram o Reino de Israel, dominado por Jeroboão, com capital em Samaria. Dessa maneira, a civilização hebraica se dividiu entre judeus e israelitas.

As Doze Tribos de Israel (Ruben, Simeão, Judá, Zebulão, Isacar, Asher, Neftáli, Efraim, Manassé, Gad, Benjamim e Levi) ligam-se à Palestina, situada a sul da Síria.

Nazaré, cidade de origem de José e Maria, é, hoje, a capital e maior cidade do Distrito Norte de Israel, um país da Ásia Ocidental que abriga cerca de 7,5 milhões de habitantes, a maioria judaica.

Um erro do passado assombrará Judá (Thiago Rodrigues) em Gênesis. Após se ver em desgraça com a morte dos dois filhos, Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegati), o pastor se culpará por ter vendido José (Juliano Laham) como escravo na novela bíblica da Record.

O autor dessa epístola identifica a si mesmo como “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago” (Judas 1:1). Por tradição, entende-se que o autor é Judas, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Guia para Estudo das Escrituras, “Judas”).

Jesus foi executado na província romana da Judeia pelo prefeito da província, Pôncio Pilatos. Só isso. Inclusive a data, provavelmente em torno de 28 depois de Cristo, é uma suposição baseada em dados”.

A partir de 37 a.C., a região foi oficialmente conquistada pelos romanos, que, liderados por Herodes, enviaram uma força que conquistou Jerusalém no mesmo ano. Com a conquista, os romanos passaram a controlar de fato a Palestina, região na qual já tinham certa influência.

Seu sucessor foi o imperador Tibério, que governou entre os anos 14 e 37 da era cristã. Pôncio Pilatos governou a província da Judeia entre os anos 26 e 36 da era cristã, tendo sido pro-cônsul sob o governo do imperador Tibério.