Qual a diferença entre jograis e trovadores?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

De maneira geral, os trovadores eram homens pertencentes à nobreza ou ao Clero. Além dele, haviam os “jograis” e os “menestréis”. Os jograis eram os responsáveis por memorizar as cantigas e recitá-las em locais públicos.

Segrel ou Menestrel: era um nobre da mais baixa escala, um escudeiro, que tina por profissão a poesia. Não tendo recursos para ascender a cavaleiro, buscava sua subsistência de castelo em castelo, entretendo a alta nobreza. Soldadeira ou Jogralesa: moça que dançava, cantava e tocava castanholas ou pandeiro.

Eles poderiam ser conhecidos como trovadores ou jograis. Os trovadores seriam homens e mulheres letrados[3] que tinham a capacidade de elaborar a poesia, bem como a sua musicalidade da lírica. Ou seja, eram homens e mulheres que tinham conhecimento da língua e de música.

Os trovadores eram artistas da nobreza do período medieval, em oposição aos jograis que eram das classes inferiores. A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo. Algo como poetas-cantores.

O autor das cantigas era chamado de “trovador”, enquanto o “jogral” as declamava e o “menestrel”, além de recitar também tocava os instrumentos. Por isso, o menestrel era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidade artística, pois sabia tocar e cantar.

Significado de Trovadores
Trovadores é o plural de trovador. O mesmo que: poetas, bardos.

De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.

O tema mais desenvolvido é o do amor não correspondido. Postando-se como vassalo, o trovador espera receber da amada (suserana) um benefício em troca de seus “serviços” artísticos e amorosos. As Cantigas de Amigo também versam sobre temas amorosos, no entanto, o eu-lírico é uma mulher, embora os autores fossem homens.

Dom Dinis

Sexto rei de Portugal (1279-1325), nascido em Lisboa, conhecido como o Rei Trovador ou o Rei Lavrador.

Trovador” é uma palavra proveniente do verbo 'trobar', que significa compor versos. Portanto, todo trovador é considerado poeta, mas nem todos os poetas são trovadores, pois nem todos sabem metrificar, sendo que a trova é um poema de quatro versos em redondilha maior com rima e sentido completo.

Resposta: pois no norte da França, o poeta recebia o apelativo trouvère (em Português: trovador), cujo radical é: trouver (achar), dizia-se que os poetas “achavam” sua canção e a cantavam acompanhados de instrumentos como a cítara, a viola, a lira ou a harpa.

O Trovadorismo teve suas primeiras manifestações por volta do século XI e XII, em um período da Idade Média em que os países que conhecemos hoje estavam em formação.

As principais obras representantes do Trovadorismo são as seguintes:

  • Cantiga de Amor A Ribeirinha (Paio Soares Taveirós).
  • Ondas do mar de Vigo (Martim Codax).
  • General Historia, a Crônica de España, Libro de los Juegos, Las Siete Partidas, Fuero Real, Libros del Saber de Astronomia, entre outras (Dom Afonso X).

As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos:

  • Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções.
  • Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Gildo

Gildo notabilizou-se como trovador, mas conquistou os públicos maiores, e foi ainda mais abrangente, quando começou a gravar seus versos, vestindo-os com os ritmos regionais do Rio Grande do Sul (chote, valsa, polca, rancheira, vanera) e a absorção que fez da milonga.

Dom Dinis e João Garcia de Guilhade são alguns dos principais trovadores portugueses.

Os principais trovadores da época medieval foram: Paio Soares de Taveirós. João Soares Paiva. João Garcia de Guilhade.