Qual a diferença entre Jeep é jipe?

Perguntado por: anascimento5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

A marca Jeep é tão forte no mundo off-road que seu nome foi abrasileirado para “jipe”, palavra usada inclusive pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para definir veículos fora de estrada dedicados.

Etimologia (origem da palavra jipe). Do nome registrado Jeep, pronunciação inglesa de G.P., iniciais de general purpose, "todos os usos".

Observe ainda as seguintes palavras que se escrevem com j: granja, hoje, majestade, jeito, objeção, projétil (ou projetil), jipe, traje, ojeriza.

Isso posto, a linha de carros da Jeep oferecida no Brasil é composta por cinco modelos. O Renegade, Compass e Commander são produzidos em solo nacional, enquanto o Wrangler e Grand Cherokee são importados dos Estados Unidos. Conheça todos os veículos e versões da Jeep a seguir. Siga a leitura!

Um verdadeiro Jeep! Compass: em inglês significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. De fato, o modelo foi como uma bússola que mostrou o caminho para a Jeep chegar ao topo dos SUVs médios. Outro conceito que o modelo carrega em seu nome é a ideia de que te levará aos lugares que você deseja.

Fiat

A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, lidera o mercado sul-americano de automóveis e comerciais, com uma fatia de 23,6% das vendas na região, no acumulado de 2022 (janeiro a novembro). No Brasil, o destaque é a Fiat.

9) O maior símbolo da marca Jeep, sua grade frontal com sete aberturas verticais, surgiu em 1945 com o CJ-2A, o primeiro modelo civil. O modelo militar MB tinha nove fendas frontais. O motivo da mudança foi o tamanho dos faróis, que ficaram maiores e, para isso, foi preciso diminuir a grade dos carros.

Nas versões de 60", 30" e 15" segundos, o filme narra a liberdade, o prazer, os sacrifícios e a satisfação de uma conquista, sentimentos que conectam o surfe aos quatro pilares essenciais da marca Jeep: paixão, autenticidade, liberdade e aventura.

Assim, diferente do que muitos fãs de jipes foram levados a crer, a origem do veículo multiuso está no Japão, de onde saiu o primeiro projeto inteiramente feito para um veículo diminuto, ágil e com tração integral.

Neles, a reclamação é a mesma: as borrachas de vedação junto ao quebra-vento falso ficam soltas e surge um buraco para o exterior do veículo. Alguns dizem que ela simplesmente rasga nesse local. Também há relatos de barulhos nos vidros e rangidos durante o acionamento, inclusive com riscos na superfície do vidro.

A Willys-Overland do Brasil foi fundada na cidade de São Bernardo do Campo (SP), em agosto de 1952, e, 2 anos mais tarde, a marca começou a vender o Jeep Willys, que ainda era fabricado com peças vindas dos Estados Unidos.

Emprego das Letras G e J

  1. Nos substantivos terminados em -agem, -igem, -ugem. Exemplos: barragem, miragem, viagem, origem, ferrugem. ...
  2. Nas palavras terminadas em -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio. Exemplos: estágio, privilégio, prestígio, relógio, refúgio.
  3. Nas palavras derivadas de outras que se grafam com g.

O uso da consoante g e da consoante j gera muitas dúvidas e causa muitos erros de ortografia. Isso ocorre porque essas duas consoantes representam o mesmo fonema quando formam sílaba com a vogal i e com a vogal e, sendo pronunciadas da mesma forma: ge = je e gi = ji.

Uso da letra G
A letra G é usada nas palavras: terminadas em “-agem”, “-igem” ou “-ugem”: aragem, vertigem, ferrugem etc. Exceções: pajem, lambujem. acabadas em “-ágio”, “-égio”, “-ígio”, “-ógio” ou “-úgio”: pedágio, régio, prestígio, relógio, refúgio etc.