Qual a diferença entre jaca mole e dura?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Ah, e vale lembrar que, por aqui, encontramos basicamente duas espécies de jaca: a dura e a mole. A primeira tem frutos maiores e mais firmes, mais indicada para o preparo da carne de jaca. A jaca mole é menor, mais doce, um pouco ácida e muito cheirosa.

Há, no geral, dois tipos de jaca, o duro e o mole, diferenciados pela consistência ao amadurecer. A jaca dura tem polpa mais firme e fibrosa, enquanto a segunda é mais macia e doce.

Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme. O fruto é de forma ovalada, irregular, com casca grossa e áspera com pequenas saliências, verde, ou amarelada.

Comer banana e depois jaca: dá prisão de ventre
Então lembre-se: JAMAIS misture esses alimentos!

A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Seu aroma exuberante é inescapável e serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais. Curiosamente, a polpa é suave – lembra uma mistura de abacaxi e banana.

Muitas crenças populares podem afetar o consumo da jaca. Embora parte da população acredite que não se pode beber água após comer a fruta. Ou que o seu consumo durante a menstruação possa fazer mal, não há nenhum estudo com embasamento científico que comprove essas associações.

Pode causar problemas de digestão e pele. Você deve evitar beber água após o consumo de jaca, pois pode causar diarreia. A jaca é uma fruta com alto teor de água que suaviza os movimentos intestinais. Portanto, se você beber água depois de comer jaca, isso pode levar a evacuações ainda mais suaves e causar diarreia.

A jaca é uma fruta muito consumida, tanto a polpa quanto as sementes. As sementes podem ser consumidas cozidas, assadas ou serem usadas na produção de farinha.

A colheita é feita entre os meses de outubro e dezembro. Existem dois tipos de jaca: o duro, que produz frutas maiores, e o mole, que é a mais doce e mais procurada pelos consumidores. Para colher a fruta, precisa de uma técnica especial. Depois de colhida, ela fica mais 10 dias descansando até atingir o ponto ideal.

De sabor adocicado e coloração amarelada, o bago da jaca é bastante versátil, podendo ser consumido de diversas formas, entre doces, sucos, sorvetes e até em receitas que levam a carne de jaca.

No Brasil, a jaca é uma fruta comum e bastante popular justamente por ser muito acessível. Em média, uma jaca de cerca de 4 kg pode ser encontrada por R$ 8 em feiras e supermercados.

Ingerir jaca à noite faz mal à saúde devido às suas quantidades de carboidratos que podem causar efeitos ruins ao organismo. A jaca é o fruto da jaqueira, uma árvore tropical de grande porte, cultivada principalmente em regiões asiáticas e no Brasil.

A jaca tem malefícios? De acordo com a nutricionista Natália, a jaca não tem malefícios para a saúde humana. Além disso, ela diz que o que não é saudável é a classificação dos alimentos como bons ou ruins. Para ela, “não existe um alimento que engorda e outro que emagrece.

Além da pele, a vitamina A presente na Jaca é ótima para cuidar da saúde dos cabelos, uma vez que ela ajuda a hidratar os fios e a reforçar o brilho do cabelo. A mesma vitamina contribui para prevenir a visão de problemas degenerativos, como a Catarata, ou infecções nas córneas.

A jaca madura pode ser consumida ao natural ou desidratada, ou ainda usada em preparações como sucos, sorvetes, geleias e doces. Já a jaca verde pode ser usada em receitas vegetarianas. Além disso, os caroços da jaca também podem ser consumidos cozidos ou assados.

As frutas ácidas devem ser evitadas em casos de úlceras e crises de gastrite, pois o ácido pode causar aumento da dor quando o estômago já está inflamado. O mesmo vale para casos de refluxo em que há feridas ou inflamação no esôfago e na garganta, pois a dor aparece quando ácido da fruta entra em contato com a ferida.