Qual a diferença entre IV e EV?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os EV são conquistados diretamente em batalhas, mas também podem ser atribuídos com itens específicos, servindo para elevar individualmente os seis pontos de força que definem um Pokémon. Já os IV determinam o quão alto pode ser o número máximo de uma determinada qualidade do monstrinho.

A injeção endovenosa (EV) é a via parenteral mais comum. Para fármacos que não são absorvidos por via oral, como o bloqueador neuromuscular atracúrio, em geral não há outra escolha. A via EV permite um efeito rápido e um grau de controle máximo sobre os níveis circulantes do fármaco.

O que é via intravenosa? Via intravenosa é aquela que permite o acesso de um medicamento ou outra solução ao organismo através de injeção direta em uma veia.

Vias Endovenosas (EV): O que são? Essa via é utilizada para infundir medicamentos diretamente na veia. Deve-se preferir puncionar, inicialmente, membros superiores, evitando-se as articulações.

Intravenosa (IV) ou endovenosa (EV):A administração intravenosa ou endovenosa é efetuada introduzindo o medicamento diretamente na veia, na corrente sanguínea.

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAVENOSA (IV). Consiste no ato de administrar medicamentos via endovenosa, por paciente, independente da quantidade de medicação prescrita nas consultas/atendimento.

A administração de medicamentos endovenosa se dá através de um acesso venoso na corrente sanguínea, isso facilita a absorção do medicamento pelo paciente causando um efeito imediato. De uma maneira geral, utilizam-se agulhas do tamanho 25x e 6/7 de calibre, com bisel longo, para facilitar a abordagem.

Na via endovenosa (EV), também descrita como intravenosa (IV), o início de ação do medicamento é imediato, pois ele é administrado diretamente na corrente sanguínea. Esta é uma vantagem importante, especialmente, em urgências.

Intramuscular (IM)
A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

Sabe-se que na realidade, as vias SC (subcutânea) e IM (intramuscular) são as mais frequentes e muitas farmácias só oferecem os procedimentos de aplicação de medicamentos nestas duas vias. Injeções EV (endovenosa) e ID (intradérmica) são menos comuns em farmácias, então muitos estabelecimentos optam por não aplicá-las!

EV – de “Electric Vehicle”, ou veículo elétrico. Há quem use a sigla para definir todo e qualquer carro que utilize eletricidade para se mover – seja ele híbrido ou puramente elétrico.

2.1 — Volume: Esta via pode receber um volume máximo de 10ml, assim mesmo, excepcionalmente. O volume normal varia de 2 a 5 mil.

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

A via endovenosa é aquela em que o medicamento é administrado na veia do paciente ou em um acesso via diversos tipos de equipo. É indicada para situações emergenciais e aplicações de grandes volumes de substância, mas requer atenção aos sintomas do paciente.