Qual a diferença entre internet a cabo e fibra óptica?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Dessa forma, a grande diferença entre fibra óptica e cabeamento de cobre é que a fibra óptica não apresenta limite de velocidade, assim não há necessidade de substituir a infraestrutura instalada, somente as pontas em caso de falha ou troca de tecnologia.

A fibra óptica apresenta vantagens em relação aos cabos de cobre, tornando-se assim uma tecnologia cada vez mais necessária e desejada por todos. A velocidade de transmissão na fibra óptica é mais rápida do que nas conexões por fios de cobre, com velocidade que pode chegar até a Tb/s.

Fragilidade: Os cabos de fibra óptica são sensíveis e podem se romper mais facilmente que os cabos de cobre, além disso, não são tão maleáveis quanto cabos metálicos.

Se você mora sozinho, provavelmente o plano de 25 Mbps será mais que suficiente para cobrir todos os seus dispositivos com uma navegação limpa. Se você estiver procurando um plano de Internet para uma casa muito grande ou que vivem mais de 5 pessoas, o ideal é que você pense em planos de 100 Mbps ou mais.

A principal vantagem da internet a cabo é sua velocidade e estabilidade. Como a conexão é direta, não há interferência de outros dispositivos na rede, o que permite obter mais velocidade e confiabilidade. Além disso, a conexão a cabo oferece uma segurança maior, pois é mais difícil de ser interceptada por invasores.

De acordo com a pesquisa do MelhorPlano.net, em sua quinta edição da premiação, a Claro foi a campeã absoluta com os melhores resultados de internet em quatro das cinco categorias: de Melhor Velocidade e Melhor Provedor, além das inéditas Melhor Internet Móvel e Melhor Internet Gamer.

A Vivo lidera com 68.25 Mbps de download e 52.72 Mbps de upload em média. Em segundo surge a Claro, com 60.54 Mbps e 10.72 Mbps. Já na terceira colocação fica a Tim, com 55.13 Mbps e 43.43 Mbps respectivamente.

Fibra, cabo, satélite: entenda os diferentes tipos de conexão à internet.

Durabilidade. Um cabo de fibra ótica pode tem uma longa vida, podendo ser usado por até cem anos. Isso quer dizer também que ele é mais sustentável, porque dura por mais tempo.

A fibra óptica pode ser usada para obter imagens de lugares de difícil acesso, uma vez que a luz pode ser refletida em seu interior por grandes distâncias. Por isso, seu primeiro uso foi na medicina, sendo utilizada nos equipamentos de endoscópios, aparelhos que fazem o exame de endoscopia, ou em cirurgias.

Wireless (Wi-Fi) Wireless quer dizer sem fio e inclui qualquer tipo de conexão de internet que não necessita de cabos para transmissão dos dados.

1 Gbps

1. Velocidade. A velocidade da Internet de fibra óptica é de 1 Gbps. Isso é 10 a 20 vezes mais rápido do que o cabo de 50 a 100 Mbps que a maioria de nós conhece no momento.

Ao contratar um plano de fibra óptica, a provedora enviará um profissional para providenciar a instalação na residência. Esse trabalho consiste em conectar o ponto de distribuição, geralmente, instalado em um poste, ao modem que disponibilizará a internet.

A fibra óptica
Gradativamente, ela vem substituindo o cabeamento de cobre. Os diferenciais que colocam a fibra óptica em vantagem sobre o cobre dizem respeito à capacidade que ela tem de transmitir grande volume de dados por meio de grandes distâncias e com velocidade muito maior do que aquela que o metal permite.