Qual a diferença entre internação e internamento?

Perguntado por: efurtado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

O mesmo que internação. Exemplo de uso da palavra Internamento: As crianças passarão por internamento.

Podemos descrever a internação hospitalar como todo o atendimento que exige que o paciente permaneça em acomodação por pelo menos 24 horas. Esse procedimento pode ser um tanto complexo e delicado, especialmente porque o paciente pode se sentir “trancado” ou muitas vezes “deixado” no hospital ou clínica.

O mesmo que: internamentos.

a) internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário; b) internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; c) internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

O paciente é internado em um hospital quando tem um problema sério ou que represente risco à vida (como um ataque cardíaco). O paciente também pode ser internado por distúrbios menos sérios que não podem ser adequadamente tratados em outro lugar (como em casa ou em um centro de cirurgia ambulatorial).

2.1.2 Internação hospitalar
Pacientes que são admitidos para ocupar um leito hospitalar por um período igual ou maior a 24 horas. Termos equivalentes: admissão hospitalar.

O trabalho do enfermeiro em âmbito hospitalar caracteriza-se por cuidar, gerenciar e administrar várias situações, pendências e problemáticas que fazem parte desse processo; necessitando que utilize conhecimento, envolvendo seu uso de si/ subjetividade para a efetividade do processo de trabalho.

O processo de hospitalização é visto, portanto, entre outras coisas, como uma interrupção da produtividade do indivíduo. Esse processo é vivido, por vezes, como vergonhoso e limitante na medida em que o adoecer representa uma paralisação da sua vida normal e da sua família.

As unidades de internação hospitalar são locais apropriados para receber pessoas que precisam de uma internação. Essas unidades têm toda a estrutura necessária para fazer um atendimento hospitalar de qualidade. Por isso, elas têm enorme relevância no serviço de saúde oferecido à população.

Significado de internado
Metido no interior. Diz-se daquele, ou aquele que é posto em um asilo, em um lugar de onde só pode sair mediante determinada condição: doente internado em hospital.

Quando um paciente permanece por mais de 15 dias no hospital, a internação já pode ser considerada prolongada. Após alta, é comum o indivíduo ter dificuldades como andar, comer e tomar banho, por exemplo. Apesar disso, alguns cuidados - antes e após a internação - podem reverter o quadro.

internado - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularinternadointernada
Pluralinternadosinternadas

Significado de Internação
substantivo feminino Ação ou efeito de internar; resultado de se internar para tratamento; internamento. Etimologia (origem da palavra internação). Interna(r) + ção.

Quando a pessoa não quer fazer tratamento e possui sintomas graves, como tontura, desmaios, olheiras, magreza extrema, é hora de pedir uma internação para recuperar a saúde física e também psiquiátrica desse paciente.

A Lei 10.216/2001 estabelece normas sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e regula os tipos de internações psiquiátricas. De acordo com o artigo 6º da Lei, a internação só pode ser feita se houver laudo médico que a justifique, com a descrição dos motivos.

O tempo máximo de permanência dos pacientes nos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência será de até 24h, após o qual o mesmo deverá ter alta, ser internado ou transferido.

Os efeitos da hospitalização podem ter peculiaridades de acordo com cada faixa etária, segundo Chiattone (2003), mas de uma maneira geral os efeitos são a negação da doença, revolta, culpa, sensação de punição, ansiedade, depressão, projeção, solidão e regressão emocional.