Qual a diferença entre interativo e iterativo?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Qual a diferença entre Iteração e Interação? Se iteração significa o ciclo de repetição e acúmulo de experiências, interação são os fenômenos de troca e relacionamento entre as partes (sejam pessoas com pessoas, pessoas com máquinas, máquinas com máquinas).

Uma iteração é um período de tempo definido dentro de um projeto em que você produz uma versão estável e executável do produto, junto com toda a documentação de apoio, scripts de instalação e artefatos similares, necessários para usar a liberação.

Podemos dizer, ainda, que no desenvolvimento iterativo há uma repetição das etapas do processo de criação do software até que o resultado almejado seja obtido; já no desenvolvimento incremental, novas partes são integradas ao longo do período de construção.

Resumindo, iteração significa o ciclo de repetição e acúmulo de experiências, e interação são as trocas e relacionamento entre as partes.

Trata-se de um processo de pesquisa na ação, focado na formação contínua, orientado por diálogos que giram em torna da produção, planejamento e desenvolvimento, em sala de aula, de uma proposta de organização curricular denominada Situação de Estudo (SE).

Entre os métodos iterativos estacionários temos o Jacobi, Gauss-Seidel, Gradiente, SOR e SSOR. E entre os n˜ao-estacionários temos o Gradiente Conjugado (GC).

A iteração nada mais é do que o ato de iterar, ou seja, repetir uma função por um determinado período de tempo até que a condição desejada seja satisfeita.

1 repetido, reiterado, renovado, amiudado, crebro, frequentativo, frequente, iterado.

Scrum, como todos os processos ágeis, é iterativo e incremental. Uma vez que estas palavras são usadas com muita frequência e sem definição, vamos defini-las. O processo iterativo é aquele que progride através de refinamentos sucessivos.

No Scrum, o desenvolvimento é iterativo e incremental. Iremos construir o software em partes, em diversos incrementos e cada um desses incrementos construídos em um curto espaço de tempo de forma iterativa. A cada iteração é feito um novo incremento, uma nova parte do software.

O Modelo Incremental surge como uma melhoria do Modelo em Cascata. Ao invés de especificar e desenvolver tudo de uma só vez, este modelo trabalha com incrementos, ou seja, pequenos pedaços de software entregues de cada vez.

Resumo: Em A mídia e a modernidade, Thompson desenvolve uma teoria interacional dos meios de comunicação que distingue três tipos básicos de interação: 1) interação face a face; 2) interação mediada; e 3) quase-interação mediada.

Ela é caracterizada pela troca entre duas ou mais pessoas, seja em diálogo, expressões ou ações que constituem a vivência em sociedade. Pela interação as pessoas conseguem se relacionar, criando certas “regras” e ditando como agir em frente à diversidade de pessoas que formam a sociedade.

1 comunicação, convívio, contato, diálogo, trato, relação, relacionamento, convivência, conversa, conversação, entrosamento, confraternização.

É quando o seu conteúdo interativo envolve, interage, influencia e gera intimidade com quem está do outro lado da telinha.

As aulas interativas utilizam a tecnologia para promover um ensino-aprendizagem integral e flexível. Dessa maneira, por exemplo, o aluno pode ter materiais diversos para aprender os conteúdos que caem no Enem, em vez de apenas ler livros e copiar o conteúdo passado na lousa pelo professor.