Qual a diferença entre inteligência emocional e cognitiva?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Enquanto a inteligência cognitiva é a responsável pela aprendizagem de novos conhecimentos, a inteligência emocional contempla habilidades essenciais ligadas ao autoconhecimento, ao reconhecimento das próprias emoções, a autorregulação e a autoestima.

Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo o psicólogo, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo.

Os processos cognitivos utilizam diferentes competências para, por exemplo, pensar, aprender, raciocinar, lembrar e prestar atenção. Elas atuam em conjunto e são fundamentais para a realização de tarefas, das mais simples às mais complexas.

Entende-se por função cognitiva ou sistema funcional cognitivo as fases do processo de informação, como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e solução de problemas.

Quais são os processos cognitivos?

  • percepção.
  • linguagem.
  • atenção.
  • memória.
  • pensamento.

Mas, na realidade, são as emoções que dão origem aos sentimentos. Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.

A resposta é: pensamentos. Sentimentos são resultados de PENSAMENTOS. Podemos até ter reações emocionais de situações externas. No entanto, somente vai se estabelecer como um sentimento mais profundo se estiver alinhado aos padrões que já temos estabelecidos em nossa mentalidade.

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

  • 1 – Conhecer as próprias emoções. O primeiro passo é se conhecer, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos. ...
  • 2 – Controlar as emoções. ...
  • 3 – Automotivação. ...
  • 4 – Empatia. ...
  • 5 – Saber se relacionar interpessoalmente.

Daniel Goleman definiu cinco pilares da inteligência emocional: Autoconsciência, capacidade de analisar as emoções e prever reações; Autorregulação, com controle das emoções durante tensão; Automotivação, uso das emoções de forma adequada; Empatia, habilidade de se colocar no lugar do outro; e Habilidades Sociais, ...

De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.

Um tipo de inteligência não é mais importante do que a outra. Na realidade, elas são complementares. Para o pleno desenvolvimento das competências cognitivas, a criança precisa ter o seu lado social e emocional equilibrado.

Habilidades cognitivas: 8 atividades que ajudam a desenvolver

  • Jogo da memória desenvolve as habilidades cognitivas. ...
  • Dançar também é estimulante. ...
  • Atividades ao ar livre. ...
  • Esportes em grupo são ótimos. ...
  • Xadrez é um clássico dessa área. ...
  • A leitura e as habilidades cognitivas. ...
  • Botar a mão na massa. ...
  • Aplicativos de “quebra-cabeça”

De acordo com Goleman, estes cinco pilares são determinantes para se ter êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até bem-estar físico:

  • Conhecer as próprias emoções. Conhecer-se. ...
  • Controlar as emoções. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Relacionar-se interpessoalmente.

Cognitivo: significado
Assim, termos como capacidade cognitiva ou desenvolvimento cognitivo indicam a habilidade de adquirir conhecimentos e desenvolver emoções, por meio do raciocínio, percepção, linguagem, memória, entre outros. A atividade cognitiva é um dos principais conceitos da teoria do conhecimento.

O chamado sujeito cognoscente é o oposto do sujeito ignorante, que por sua vez se ausenta da vontade de conhecer, saber e assimilar novas informações.

Nesse sentido, habilidades cognitivas não têm a ver com memorizar ou decorar informações, mas com conhecimento assimilado e compreendido pelo estudante. Ao todo, o desenvolvimento cognitivo em seres humanos se liga a quatro grandes habilidades: coordenação motora, adaptação, psicomotricidade e linguagem.