Qual a diferença entre insulina Isofana e insulina NPH?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

IVB Insulina Isofana NPH é uma insulina isofana de ação prolongada. Isto significa que ela começará a baixar o açúcar no sangue cerca de 1 hora e 30 minutos depois de aplicá-la e o efeito durará aproximadamente 24 horas.

Insulina basal e bolus
O pâncreas fabrica dois tipos de insulina: Gotas contínuas, conhecidas como insulina basal, que permanecem em níveis baixos no sangue o tempo todo. Grandes quantidades de insulina, chamadas de bolus, que são liberadas quando há aumento de açúcar no sangue, geralmente após as refeições.

“A insulina glargina é um marco no tratamento da doença no país, porque permite aos pacientes um maior controle da glicemia e um estilo de vida mais flexível”, explica Rosangela Réa, endocrinologista e professora da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Ela ganhou essa fama porque sua ação é mais estável.

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Você pode usar Insulina Humana Recombinante NPH para tratar o diabetes mellitus (uma doença em que o pâncreas não produz insulina suficiente para controlar o nível de glicose no sangue). Portanto, é necessário o uso de insulina.

Existem vários estudos demonstrando que a melhor forma de iniciar a insulinização em DM2 é com insulina basal (glargina, detemir ou NPH), aplicada uma vez ao dia, na hora de dormir (bed time), mantendo os antidiabéticos orais durante o dia34(B).

Os principais tipos de insulina utilizados pelas pessoas que têm diabetes são:

  • Insulina de ação ultra-rápida.
  • Insulina de ação rápida.
  • Insulina de ação intermediária.
  • Insulina de ação lenta.

Insulina Regular
Também conhecida por insulina de ação rápida ou regular (Novorapid, Humulin R ou Novolin R), é uma insulina que deve ser aplicada cerca de 30 minutos antes das principais refeições, geralmente 3 vezes ao dia, e que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis após a ingestão de alimentos.

Desde 2019, as canetas de insulina humana NPH e Regular para o tratamento do diabetes são fornecidas gratuitamente nas farmácias das unidades de saúde municipais.

A Insulina NPH tem uma ação mais lenta do que a regular, pois a ela é adicionada uma molécula chamada Protamina, que retarda a liberação da insulina para a corrente sanguínea após a aplicação da injeção subcutânea.

Além disso, geralmente, a NPH é utilizada juntamente com a insulina de ação rápida (como a Regular) e serve para equilibrar os níveis de açúcar ao longo do dia. Enquanto a Regular é mais utilizada antes das refeições para controlar os níveis de glicose após ingestão de alimentos.

NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).

EFEITOS ADVERSOS / REAÇÕES COLATERAIS
Os sintomas em geral ocorrem repentinamente e podem incluir: suor frio, palidez, nervosismo ou tremor, ansiedade, cansaço ou fraqueza incomum, confusão, dificuldade de concentração, sonolência, fome excessiva, alteração temporária da visão, dor de cabeça, náusea e palpitação.

Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

Segundo Denise Franco é melhor aplicar a insulina basal à noite, porque ela consegue descobrir durante a noite, madrugada. Tem um fenômeno do amanhecer que começa às 4 e 5 horas da manhã a glicose começa a subir por conta de hormônios contra reguladores.

No caso de insulinas de ação rápida e ultra – rápida, elas não devem ser tomadas mais do que uma hora após a refeição e do que a metade da dose.

A insulina NPH é a única representante das insulinas lentas. Ela começa a agir em 1 a 2 horas, tem seu pico de ação em 5 a 7 horas e duração de ação de 13 a 18 horas.

Por exemplo, se uma pessoa deve aplicar 5 unidades de insulina regular e 10 unidades de insulina NPH antes do café, quando ela faz o uso de seringa pode fazer uma única aplicação ao aspirar na seringa as insulinas regular e a nph juntas.