Qual a diferença entre inalador e espaçador?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

O espaçador, ao criar um espaço entre a boca e o inalador, permite que a respiração e, consequentemente, a absorção do medicamento se deem de maneira mais lenta.

As crianças pequenas ou que não conseguem fazer esforço suficiente para utilizar a bombinha para asma, devem usar o Espaçador. Ele é um reservatório onde o medicamento que será inalado, fica suspenso, aguardando a inspiração e expiração da criança e permitindo uma maior deposição pulmonar da medicação.

Um estudo mostrou que em crianças com asma moderada a grave, o uso de MDIp com espaçador esteve relacionado com redução maior do esforço respiratório e sibilância, além de diminuir significativamente a necessidade de internação (33% vs 60%) quando comparado com os pacientes que utilizaram o nebulizador a jato.

Aerolin® spray é indicado para o controle e prevenção da asma brônquica, bem como para o tratamento de outras condições nas quais possa ocorrer obstrução reversível das vias aéreas, tais como bronquite crônica e enfisema.

Um espaçador infantil é semelhante a um tubo cilíndrico valvulado e cria um “espaço” entre a boca do seu filho e o inalador para que o medicamento alcance os pulmões com mais qualidade. Eles são cada vez mais utilizados, tendo em vista que inúmeros estudos indicam que são superiores aos nebulizadores convencionais.

Nebulização com água do chuveiro
Basta ficar no banheiro com a porta fechada e deixar a água do chuveiro bem quente, de modo que gere muito vapor. Depois, basta sentar-se confortavelmente respirando o vapor, não havendo a necessidade de se molhar.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): tremor; dor de cabeça; taquicardia (aumento da frequência dos batimentos do coração).

A inalação pode ser definida como uma aerossolterapia que faz uso de vapores como medicamentos para promover a desobstrução das vias respiratórias. O procedimento permite que a medicação de efeito descongestionante entre em contato com os brônquios em menor tempo e melhore a respiração rapidamente.

Dessa forma, alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade. O início de ação de Aerolin spray é rápido, em até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos). A duração de ação é de 4 a 6 horas, na maioria dos pacientes.

7) Mantenha o espaçador na boca e inspire mais 3 ou 4 vezes (para adulto), 4 a 6 vezes (para crianças), ou cerca de 10 a 20 segundos.

Recomenda-se o uso de Aerolin® Xarope. Crianças de 6 a 12 anos: 1 comprimido de 2 mg (2 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas. Crianças acima de 12 anos: 1 comprimido de 2 ou 4 mg (2 a 4 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas.

Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.

“Quando o paciente faz a inalação parte daquele aerossol que ele inalou fica retido na boca e na garganta. E aquele corticoide que ficou ali retido tem o potencial de mudar o PH da boca e pode causar sapinho ou candidíase oral, que é uma doença é causada por um fungo.

A inalação com soro fisiológico no caso de tosse cheia de catarro, pode auxiliar não so no alivio, mas a expelir o catarro. Deixar o ambiente mais úmido, deixando uma toalha molhada próximo a cama ou berço, uma bacia com agua pode ajudar também.

Adultos, 4-10 puffs a cada 20min, preferencialmente com espaçador. Crianças: 1 puff / 2-3Kg a cada 20 min, preferencialmente com espaçador.

Apesar de parecer só uma bomba que leva ar ao pulmão, o aparelho contém corticoide, medicamento que tem ação anti-inflamatória, muito útil no controle da asma.