Qual a diferença entre implícita ou explícita?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

As palavras implícito e explícito existem no português e estão corretas. Apresentam, contudo, significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. Implícito se refere principalmente a uma informação que está subentendida. Explícito indica uma informação expressa de forma clara e compreensível.

As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto, isto é, elas aparecem na superfície do texto. Desse modo, não é preciso que o leitor faça muitas reflexões, ou que leve muito tempo para notá-las, pois as informações estão escritas, nítidas, claras, objetivas.

Implícito é o significado subentendido retirado a partir do que vemos, que é boa parte do meu trabalho com fotografias - SIGNIFICAR, usar de signos (representações) para transmitir uma mensagem.

As informações explícitas são aquelas manifestadas pelo autor no próprio texto. As informações implícitas não são manifestadas pelo autor no texto, mas podem ser subentendidas.

Significado de Implícito
adjetivo Que não está dito, mas pode ser percebido com facilidade; subentendido. Que não se expressa de modo claro nem explícito, mas que pode ser deduzido facilmente: deixou implícito na carta seu interesse por ela.

Vamos dar um exemplo: Graças a Deus, João parou de beber. A informação explicita é que João parou de beber. As informações implícitas podem ser várias como: o autor da frase viu de forma positiva ele parar de beber, João bebia antes, João bebia demais, João era um alcoólatra.

Em outras palavras, implícito é algo que não é expresso de forma clara e direta, no entanto que fica claro de se deduzir, é algo que ficou subentendido.

A informação implícita nesse trecho é: nos outros dias da semana, eles não podem ficar até mais tarde na cama. Também pode-se dizer que eles têm de levantar cedo da cama nos outros dias.

Esse tipo de declaração de tese, que geralmente se encontra no final da introdução, não deixa espaço para interpretação. Uma tese implícita, por outro lado, é aquela que não é declarada explicitamente no texto, mas é sugerida ou insinuada pela linguagem, pelos detalhes de apoio e por outros elementos.

Intertextualidade explícita: é o tipo de referência feito de maneira direta. É mais facilmente percebida, pois comumente aponta ou marca a fonte original com a qual se dialoga no texto. Intertextualidade implícita: a referência não é feita de maneira direta.

As informações implícitas no texto são aquelas que não estão presentes claramente na base textual, mas podem ser construídas pelo leitor por meio da realização de inferências que as marcas do texto permitem.

Já a intertextualidade explícita é aquela que se expressa diretamente na superfície textual, ou seja, apresenta semelhanças ou cópia de trechos do texto original. Nesse processo, mesmo que o autor não conheça o primeiro texto, ele identificará, ao menos, que existe uma referência a outra produção.

Resposta: As informações explícitas são aquelas que o autor expressa no próprio texto, já as informações implícitas não estão diretamente presentes no texto, mas podem ser subentendidas. ... A informação explícita você tira do texto, já a implícita você extrai daquilo que você compreendeu do texto.

substantivo masculino O que se acredita ou se julga saber por antecipação; suposição: partimos do pressuposto de que ele tinha dinheiro, mas não tinha. O que se pretende alcançar ou buscar; objetivo. Plano que se faz para desenvolver alguma coisa; projeto.

Que está subentendido: 1 contido, subentendido, escondido, velado, incluído, inexplícito, latente, obscuro, subjacente, tácito.

Que se apresenta de modo obscuro; que está ou permanece subentendido; que não se pode expressar formalmente; não declarado; obscuro, oculto, tácito. Diz-se daquilo que se acredita (crença) sem que haja comprovação.