Qual a diferença entre ídolo e imagem?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Há uma grande diferença entre imagens e ídolos. Uma imagem é a representação de um ser em seu aspecto físico como, por exemplo, uma fotografia, uma estátua, uma pintura, um monumento etc. Enquanto um ídolo é um falso deus, inventado pela fantasia humana como, por exemplo, a lua, um animal, o mar, esculturas etc.

Hoje, com uma carga majoritariamente positiva, a palavra tem como significado “admiração excessiva” ou “culto que se presta a ídolos”.

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.

Isaías 44:9-20 NTLH. Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados. É uma grande tolice fazer uma imagem para ser adorada como se fosse um deus.

Em sua teoria, os ídolos se classificam em quatro categorias: ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos da foro e ídolos do teatro. Os ídolos da tribo são aqueles que se apoderam da própria natureza humana e não levam em conta o aprendizado sobre o universo, produzem uma certa espécie de superstição.

1 fetiche, deus, herói. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Imagem representativa de uma divindade: 2 estátua, imagem, figura, ícone, manipanso, pagode.

Para que exista o ídolo, primeiro é preciso existir um herói. Conquistar feitos grandiosos e ter um lugar de vencedor na sociedade são alguns pré-requisitos, mas só isso não basta para ser ídolo. Também é preciso ser um vencedor fora do esporte, um exemplo de vida.

Em resposta, o papa Gregório Magno endereçou a ele uma carta, por volta do ano 600, em que destacava três funções principais das imagens: contribuir para o melhor entendimento das passagens bíblicas, especialmente para os iletrados que não têm acesso à palavra de Deus através da Bíblia Sagrada; trazer à memória a ...

Ao deixar o conhecimento dominar os interesses da comunidade, eles pecaram contra os membros de sua família e, assim, peca- ram contra Cristo (1Cor 8,12). Assim, Paulo proíbe expressamente os cristãos de comer alimentos oferecidos aos ídolos e de fazê-lo no templo do ídolo.

Mas há consequências para a idolatria e, quem a pratica, está se afastando do Senhor, pois não há como misturá-lo com outros deuses. O apóstolo Pedro nos lembra (em 1 Pedro 2), que somos povo de propriedade exclusiva de Deus, pois foi para isso que o Senhor nos criou, para sermos apenas dEle.

O contrário de ídolo é: Principais antônimos de ídolo: 1 fã, adorador, admirador, tiete, apreciador. O Dicionário Online de Antônimos é parte do Dicio.com.br e conta com mais de 25 mil antônimos de palavras e de expressões em português do Brasil.

Mas o principal, para que se entenda como nasce um ídolo, é compreender que ele, em sua essência, é um ser hu- mano como outro qualquer. As oportunidades da vida o conduzem a outro status, e aí sua formação pessoal é que vai determinar o rumo das coisas.

A Bíblia diz que imagens são coisas mortas que não devemos adorar. Imagens estão muitas vezes associadas a idolatria (adoração de coisas que não são Deus). O 2º Mandamento deixa claro que é errado fazer imagens para adorar, ou prostrar-se diante de imagens (Êxodo 20:4-5). Isso é idolatria.

Isso teria feito com que, ao longo do tempo, as imagens e esculturas de santos fossem concebidas como pessoas vivas, que falam aos homens, se movem, sangram, choram, curam milagrosamente as doenças que os devotos lhes imploraram.

Origem da intercessão de Maria
Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).