Qual a diferença entre idolatria e fanatismo?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Vale ressaltar que a perda deste equilíbrio no ambiente religioso passa a ter o nome de “fanatismo”. A idolatria não caracteriza doença ou desequilíbrio no ato de prestar culto a algo ou alguém, e sim, diz respeito somente a atribuir poderes e características de divindade a objetos e representações.

Idolatria na Bíblia. "Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. "Eu sou o Senhor; este é o meu nome!

1 Estátua, figura ou imagem que representa uma divindade e que é objeto de adoração. 2 fig Objeto de grande amor ou de extraordinário respeito e admiração; herói.

O que é Narcisismo:
Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo. O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem que despertou o amor da ninfa Eco.

Para conseguir realizar o seu plano de ter o máximo de bens materiais, a qualquer preço, ela demonstra esse egoísmo individualista. E esse egoísmo tão exacerbado chega a ser uma espécie de egolatria (adoração do ego), isto é, um egoísmo tão doentio que consiste em idolatrar-se a si próprio.

Idolatrar uma pessoa pode levar a um fascínio incontrolável, a uma obsessão em relação aos seus maneirismos e atitudes, levando-nos a ter atitudes que não aceitaríamos noutras pessoas.

Mas há consequências para a idolatria e, quem a pratica, está se afastando do Senhor, pois não há como misturá-lo com outros deuses. O apóstolo Pedro nos lembra (em 1 Pedro 2), que somos povo de propriedade exclusiva de Deus, pois foi para isso que o Senhor nos criou, para sermos apenas dEle.

A idolatria consiste em qualquer realidade divinizada pelo homem. Ela constitui-se ao substituir o divino por algo que a represente. Enfim, a idolatria esconde e legitima a opressão, especialmente, dos mais pobres, causando assimetrias e exclusão social.

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" — neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente.

São de quatro gêneros os ídolos que bloqueiam a mente humana. Para melhor apresentá-los, lhes assinamos nomes, a saber: Ídolos da Tribo; Ídolos da Caverna; Ídolos do Foro e Ídolos do Teatro.

Em sua teoria, os ídolos se classificam em quatro categorias: ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos da foro e ídolos do teatro.

Na bíblia, a palavra idolatria diz respeito à adoração de ídolos, numa prática que se opõe a adoração de um Deus monoteísta, e ainda a prática da adoração a outros deuses que não o “Senhor”.

Narcisismo, ou também chamado por seu nome completo e técnico de Transtorno de Personalidade Narcisista, é um desvio que afeta a mente da pessoa por completo. Isso quer dizer que o narcisista pensa, sente, percebe-se e interage com o mundo de maneira diferente da maioria das pessoas.

Adorar, amar sem dúvidas, sem incertezas. Exemplo de uso da palavra Idolatrar: Em religiões pagãs os fiéis idolatram imagens e/ou personalidades por eles distinguidas.

Idolatra-se porque a vida fica mais suportável com o que é sintético. Idolatra-se porque é fácil fazê-lo, e facilidade não raro se confunde com felicidade. É a busca do que falta dentro do que não existe. A obsessão por celebridades é um soco no estômago de nossa autoestima.

-Porque foste a fortaleza do pobre e a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor [...] Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte” (Isaías 25,4; 41,6).

A palavra idolatria significa “culto a ídolos”.
A primeira palavra, eidolon, significa “imagem” ou “corpo”, no sentido de representação da forma de algo ou alguém, seja imaginário ou real.