Qual a diferença entre identidade e autoconceito?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Se a identidade representa o self enquanto sujeito, o auto-conceito pode ser definido como um conjunto de pen- samentos e sentimentos que se referem ao self enquanto objeto, sendo formado a partir das experiências e das in- terpretações que efetuam do ambiente que os rodeia, ou seja, permite percecionarem-se como ...

Autoconceito é um termo usado para descrever as crenças, percepções e atitudes que temos sobre nós mesmos. Abrange tudo, desde nossos comportamentos e habilidades até características únicas. Nosso autoconceito não é fixo, mas pode mudar com o tempo conforme aprendemos, crescemos e temos novas experiências.

A autoestima inclui aspectos físicos, acadêmicos e sociais; refere-se ao indivíduo se sentir amado ou não. O autoconceito envolve um conjunto de crenças que o indivíduo possui acerca de si mesmo (Peixoto, 2003).

Em geral, o autoconceito é considerado a partir de três componentes: 1) a auto estima; 2) a percepção de si mesmo e 3) o comportamento. A autoestima constitui um dos elementos determinantes mais importantes do bem estar psicológico e do funcionamento social do indivíduo, sendo o componente avaliativo do autoconceito.

A formação do autoconceito é um processo lento, que se desenvolve nas experiências pessoais e com a relação dos outros ao seu comportamento. Desse modo, a maneira como os outros reagem ao seu comportamento, aprovando-o ou desaprovando-o, influencia as características do autoconceito que a criança desenvolverá.

O autoconceito, certamente, desempenha um papel central no psiquismo do indivíduo. É de suma importância para a experiência vital, para a saúde psíquica, para a atitude para consigo mesmo e para com os demais e, principalmente, para o desenvolvimento construtivo da personalidade.

(2001) o autoconceito seria uma característica dinâmica que o ser humano adquire e desenvolve à medida que amplia sua percepção e compreensão de seus valores pessoais e sociais.

Atualmente, considera-se como dimensões e subdimensões fundamentais do autoconceito: self-material (self-somático e self-possessivo); self-social (preocupações e atitudes sociais e referência ao sexo); self-pessoal (imagem e identidade do self); self-adaptativo (valor e atividade do self) e self e não self (referência ...

Autoconceito é o conjunto de percepções e ideias que uma pessoa tem de si própria. Ele abrange todos os pensamentos, características e sentimentos sobre nós mesmos. O autoconceito nasce e se desenvolve com o ser humano, de acordo com as suas vivências.

Um psicólogo italiano em seu livro “Apaixone-se por si mesmo”, descreve os 4 pilares da autoestima, são eles: Autoconceito (tudo que pensamos sobre nós mesmo), Autoimagem (tudo que pensamos sobre a nossa aparência física e apresentação), Auto reforço (é a nossa capacidade de se reforçar) e a Autoeficácia (é o quanto ...

Então, o conceito de self, também chamado de autoconceito e de noção de eu, é a percepção de si e da realidade pela própria pessoa (ROGERS, 1992; ROGERS e KINGET, 1977).

Tipos de autoestima

  1. Autoestima inflada. Indivíduos com autoestima inflada pensam que são melhores que os outros. ...
  2. Baixa autoestima. Indivíduos com baixa autoestima são opostos daqueles com alta autoestima. ...
  3. Alta autoestima. Pessoas com alta autoestima têm uma opinião forte de si mesmas.

No entanto, pesquisadores da área da psicologia e neurociências descobriram que existem certos padrões no que diz respeito à maneira como uma pessoa olha para si mesma. A maioria das fontes classifica a autoestima em apenas dois tipos: Autoestima elevada (alta); Baixa autoestima.

Investir na sua autoestima é essencial para ter uma boa saúde mental e, por consequência, ter uma melhor relação consigo e com os outros. O autoconceito é a soma dos pensamentos que você tem a seu respeito.

A importância do estudo do autoconceito na adolescên- cia está relacionada com a sua capacidade preditiva dos mais variados comportamentos em diferentes contextos de vida, entre eles o escolar, já que se pressupõe que os estudantes “que possuem elevada auto-estima são mais capazes de imple- mentar com sucesso outros ...

De forma geral, o autoconceito acadêmico pode ser definido como o universo de representações que o estudante tem das suas capacidades, das suas realizações escolares, bem como as avaliações que ele faz dessas mesmas capacidades e realizações.

Autoimagem. A autoimagem nada mais é que a forma que um indivíduo se enxerga, tanto por fora quanto por dentro. Esse é um conceito muito abordado na terapia cognitivo-comportamental, pois mostra como uma pessoa vê e interpreta a realidade.

Se a imagem que possui de si mesmo é negativa, isso será refletido na vida. Mudar alguns hábitos de sua vida, buscar ajuda de um psicólogo ajudará modificar uma autoimagem negativa, por meio da psicoterapia. Também promoverá uma autoimagem positiva e capaz de conquistar o propósito de vida.

O autoconceito é definido como conjunto de atitudes e crenças que um indivíduo tem acerca de si, sendo que teóricos defendem a existência de uma imagem do eu voltada para o trabalho.

Por definição, autoestima “é um conjunto de sentimentos e pensamentos do indivíduo sobre seu próprio valor, competência e adequação, que se reflete em uma atitude positiva ou negativa com relação a si mesmo”, de acordo com Rosenberg, um pioneiro no estudo deste tema.

Como realizar: reúna todos os participantes (sem limitação) e fale sobre a importância de todas as pessoas nos diferentes ambientes de convívio (trabalho, família, amigos). Em seguida, diga que vai mostrar a imagem da pessoa mais importante da vida de cada um.