Qual a diferença entre identidade corporativa e logotipo?

Perguntado por: udantas . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Pode-se dizer então que o logotipo é um dos aspectos que uma identidade corporativa deve conter, no entanto, não representa as características essenciais da empresa. A identidade visual será um fator importante, principalmente para gerar reconhecimento do público.

A Identidade Corporativa é a forma como uma organização delineia e comunica o seu propósito e a sua proposta de valor aos seus stakeholders. Normalmente, quando falamos em identidade corporativa, referimo-nos à identidade visual de uma empresa, isto é, à manifestação física da sua marca corporativa.

Logotipo é a parte escrita (o nome da marca) de forma estilizada. Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.

Identidade de marca refere-se a tudo que define missão e valores de uma empresa. Por isso, os logotipos, design dos produtos, estrutura dos serviços, e tanto outros pontos que dizem respeito à marca fazem parte de sua identidade.

Deve ser flexível, de fácil memorização, não passar de moda e deve ser capaz de despertar sentimentos nas pessoas. Marcada pela sua cor, grafismo e forma, a logomarca pretende estabelecer o posicionamento de uma marca ou empresa no mercado ou na mente do seu público.

O que é branding ou identidade de marca
Podemos entender branding ou identidade de marca como o que as outras pessoas pensam sobre você, sua empresa, seu produto ou serviço. Também pode ser chamada de identidade corporativa.

Qual é a importância da identidade para marca? A identidade da marca é o primeiro contato que o cliente vai ter com a empresa. Portanto, ela é fundamental no processo de tomada de decisão de compra. Se o consumidor não gostar do que ele está vendo, dificilmente ele vai adquirir o produto.

Da mesma forma como as pessoas expressam sua identidade através das roupas que usam, a música que escutam e os amigos com quem convivem, as marcas expressam sua identidade através de certas formas de aparência, de tom de voz e de comportamento.

Demonstrar o que esperar de uma marca é, inclusive, o principal objetivo da identidade corporativa. Afinal, ao cuidar dessa relação, é possível inspirar um relacionamento de maior confiança com determinado público.

Gray e Balmer (1998) veem os principais componentes da identidade corporativa como sendo: "a estratégia da empresa, filosofia, cultura e design organizacional". O estudo pretende abordar, à luz da teoria relacionada, os fatores constituintes da identidade corporativa.

Como vimos, para criar a identidade empresarial é preciso saber o que ela não é – apenas a identidade visual – e saber quais os valores ela deve conter – diferenciação, coerência, relevância e reputação –, então agora podemos investigar mais detalhadamente como ela deve ser elaborada.

2 daqui a pouco, em breve, brevemente, breve, em pouco tempo, dentro em breve, dentro de pouco tempo, rapidamente, cedo.

Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são a logomarca, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.

Marketing e propaganda: a marca Coca-Cola como referência
Revelam momentos de emoção, de alegria, de colaboração, de liberdade e a felicidade de estar junto à amigos e à família. Em suma, a Coca-Cola criou sua identidade de marca utilizando-se de todas as características básicas do Arquétipo do Inocente.