Qual a diferença entre idade gestacional e idade fetal?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

A idade gestacional não é a idade embriológica real do feto, mas é o padrão universal entre obstetras e neonatologistas para discutir a maturação fetal. Idade embriológica é o tempo decorrido desde a data da concepção até a data do parto e é 2 semanas menor que a idade gestacional.

Se a DUM é desconhecida, a idade gestacional deve ser baseada apenas pelo ultrassom, de preferência, no primeiro trimestre (até 13 semanas e 6 dias).

O cálculo da idade gestacional é feito em semanas para poder ser mais preciso para as gestantes, família e profissionais da saúde. Isso porque os meses apresentam uma quantidade variável de dias. Por exemplo, fevereiro possui 28 dias (29, nos anos bissextos), junho, 30.

Se sua dúvida é “quando engravidei?” saiba que não é possível dizer exatamente em que dia que ocorreu a fecundação. Isso acontece pois o período fértil é relativamente extenso. Como o espermatozóide pode sobreviver por até 5 dias, umas relação sexual 5 dias antes de ovular pode produzir uma gestação.

A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas.

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro.

O ultrassom obstétrico pode calcular a idade gestacional com bastante precisão. O indicado é se fazer o exame entre 8 e 10 semanas, onde a margem de erro fica em torno de 3 dias. O mais procurado e lembrado, a ultrassonografia para sexagem fetal pode ser feita a partir da 16ª semana de gestação.

Depois do primeiro trimestre, o ultrassom não serve mais para calcular a idade gestacional, porque o tamanho dos fetos pode variar de um para outro.

Sim, caso a mulher não saiba a data da última menstruação ou tenha ciclos irregulares, calcula-se o tempo de gravidez pela ultrassonografia (USG). A forma de conta é a mesma, soma-se a quantidade de dias que se passaram da data da ultrassonografia até hoje (dia em que se quer a idade gestacional) e divide-se por 7.

Data provável da concepção
Como o espermatozoide pode ficar viável no trato reprodutor feminino por até 7 dias, na maioria dos casos, a concepção não ocorre no mesmo dia em que houve o ato sexual. É perfeitamente possível, por exemplo, ter relações no dia 14 de um mês e só haver concepção 3 ou 4 dias depois.

A razão principal da dificuldade de acertar o dia do parto é o fato do nascimento poder acontecer entre as semanas 38 e 42 de gravidez. Ou seja, existem quatro semanas de margem de erro, apesar de que normalmente o obstetra conseguirá chegar bem mais próximo do dia exato.

A idade gestacional é o principal determinante da maturidade do órgão. Idade gestacional é geralmente definida como o número de semanas entre o primeiro dia do último período menstrual normal da mãe e o dia do parto.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.