Qual a diferença entre hipoclorito é clorexidina?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A clorexidina, ao contrário do hipoclorito de sódio, apresenta biocompatibilidade, não sendo irritante aos tecidos periapicais, além de possuir substantividade, isto é, tem efeito antimicrobiano residual. O hipoclorito de sódio é capaz de dissolver tecidos orgânicos, talvez sua principal vantagem sobre a clorexidina.

O hipoclorito de sódio utilizado em diferentes concentrações para limpeza de canais radiculares tem sido a solução de escolha entre os profissionais por apresentar ação antimicrobiana e atuar como solvente tecidual.

A clorexidina vem sendo utilizada na Endodontia em diversas concentrações, na apresentação líquida ou em gel, como solução irrigadora e medicação intracanal. Ela apresenta algumas vantagens em relação ao hipoclorito de sódio, como: substantividade, efeti- vidade antimicrobiana, e baixa toxicidade.

Nesse caso, o ideal é optar por produtos de álcool com soluções hidratantes como glicerina, aloe vera ou vitamina E.

RIOHEX CLOREXIDINA (Degermante, Alcoólica, Aquosa)

Desinfetante Hospitalar: é o mais poderoso e seguro desinfetante hospitalar.

Álcool etílico é usado como antisséptico e desinfetante.

O hipoclorito de sódio provou ser uma solução irrigante dos canais radiculares eficiente por preencher os requisitos básicos como promover dissolução tecidual, ação antimicrobiana, tensoatividade, emulsificante e saponificador 1-3.

O hipoclorito de sódio é um composto químico com ação desinfetante e alvejante. Apesar do nome estranho, trata-se um dos principais componentes da água sanitária, quase sempre presente nas listas de material de limpeza. Dessa forma, o hipoclorito para limpeza é bastante comum e utilizado em casas e empresas.

Lavar o recipiente com água e sabão e enxaguar; Misturar 2 colheres das de sopa de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária* (2,0 a 2,5%) com 1 litro de água e jogar no recipiente.

Clorexidina é um antisséptico químico com ação antibacteriana. A substância faz com que o equilíbrio osmótico dos microrganismos seja alterado. Em palavras bem mais simples, podemos dizer que a clorexidina ajuda a eliminar bactérias que temos em nossa boca e que podem ser prejudiciais à saúde bucal.

Clorexidina a 2% é recomendada para o uso extrabucal (por exemplo, para a higienização dos lábios e pele em procedimento cirúrgico)(1). O hidróxido de cálcio tem ação antimicrobiana com um tempo de ação menor. Enquanto a clorexidina é o padrão ouro para procedimentos odontológicos.

O uso prolongado da clorexidina pode manchar dentes, próteses ou restaurações. Entretanto, isso pode ser removido com a profilaxia. Em alguns casos, pode haver gosto amargo na boca (que pode desaparecer algumas horas após o uso da clorexidina) e sensibilidade da mucosa, que pode levar dias para deixar de ser sentida.

Utilizado para fazer a limpeza da pele antes de procedimentos invasivos como a inserção de cateteres, antissepsia do campo operatório após degermação e para a realização de curativos.

2.3 – Degermante: antisséptico associado a um agente tensoativo (detergente). 2.4 – Tintura: antisséptico em veículo alcoólico.