Qual a diferença entre HBs e HBsAg?

Perguntado por: abrites5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

HBsAg – É o chamado antígeno de superfície do vírus, um marcador que indica infecção atual. – Anti HBs – Indica se existem anticorpos contra a hepatite B, os quais podem ser por causa da vacina ou de uma infecção anterior curada espontaneamente.

O HBeAg é detectado na fase inicial da infecção, após a aparição do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg). O HBeAg surge durante infecções agudas por HBV, sendo detectável durante um curto período de tempo, desaparecendo em poucas semanas, dando lugar ao aparecimento do anti-HBe.

A produção de anticorpos anti HBs é consequência da resposta induzida pela vacinação ou pela infecção pelo HBV. Desta forma, a presença do anti-HBs é interpretada como recuperação ou imunidade ao HBV e é indicado para as pessoas que desejam saber se estão ou não imunes ao vírus.

O exame anti-HBs serve para identificar anticorpos contra a hepatite B. Portanto, quando o anti-HBs dá positivo, significa que a pessoa já está imune ao vírus da hepatite B. Isso geralmente acontece após a vacinação ou cura da doença.

O exame Hepatite B anti-HBs é solicitado pelo médico para verificar se a pessoa possui imunidade contra o vírus da hepatite B, seja ela adquirida por meio da vacinação ou através da cura da doença.

HBsAg não reagente significa que a pessoa não está infectada pelo vírus da hepatite B. Nesses casos, é importante aproveitar a oportunidade para checar se a carteira de vacinação está em dia, visto que existe vacina para hepatite B disponível no sistema público de saúde e no privado.

O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos/ secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha.

Níveis iguais ou superiores a 10 UI/L são considerados protetores. ORIENTAÇÕES GERAIS: Levar pedido médico e estar atento às orientações de preparo do laboratório.

O anti-HBs é um anticorpo usado para saber se o paciente tem imunidade contra o vírus da hepatite B. Já o HBsAg é uma partícula do vírus e a sua positividade significa infecção pelo vírus da hepatite B. Por fim, o HBeAg é um marcador de que o vírus está replicando (se multiplicando).

Pacientes que apresentam o Anti-HBc total negativo (sem contato), o HBsAg positivo (com doença), e o Anti-HBsAg negativo (sem anticorpos contra a doença), podem ter sido infectados recentemente ou ser um falso positivo para a doença. Nestes casos, se recomenda repetir os exames em 15 dias.

A presença do anti-HBsAg indica imunidade à Hepatite B. Uma títulagem superior à 10 mIU / ml é considerada indicativa de imunidade. O anticorpo anti-HBcAg aparece logo após a infecção pelo HBV e geralmente persiste por toda a vida, indicando infecção pelo HBV a um tempo indeterminado no passado.

O Anti-HBs deve ser realizado na modalidade “titulado” e se o resultado é superior a 10 indica a presença de anticorpos que protegem contra uma infecção pela hepatite B. Indivíduos curados espontaneamente também apresentam este resultado.

Relações sexuais sem preservativo; Da mãe infectada para o filho, durante a gestação e o parto; Compartilhamento de materiais como seringas, agulhas e cachimbos; Compartilhamento de materiais pessoais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam);

Não. As vacinas contra Hepatite B disponíveis no Brasil são produzidas por engenharia genética. Isso significa que não há vírus presente, somente um pedaço de uma proteína, portanto não é possível adquirir a doença tomando o imunizante.

É necessário doses de reforço da vacina a cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves, antecipar a dose de reforço para 5 anos após a última dose. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias.

A hepatite B não tem cura por ser um vírus de DNA, no qual um pedacinho do genoma do agente invasor se aloja nas células hepáticas. Mas é possível conviver com o vírus de forma tranquila na maioria dos casos, já que o organismo neutraliza o agente invasor e há medicamentos efetivos no controle da doença.

Deve-se revacinar paciente contra hepatite B quando o resultado do anti-HBs for inferior a 10 UI/mL? Se sorologia tiver sido coletada entre 30 a 60 dias após a última dose do esquema vacinal e o resultado for negativo (menor que 10 UI/ml), deve-se administrar um segundo e último esquema da vacina.

Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.

Como Saber se Houve Resposta vacinal
Para se ter certeza da resposta vacinal, um exame de sorologia Anti HBs deve ser feito 6 meses após a aplicação da 1ª dose.