Qual a diferença entre grutas e cavernas?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Em algumas regiões do Brasil, utiliza-se o termo gruta para cavidades com pelo menos duas entradas e caverna para aquelas com uma entrada só. As cavernas formam-se principalmente por dissolução das rochas.

E gruta vem do Grego krypta, “lugar subterrâneo, lugar coberto”, do verbo kryptein, “tapar, encobrir, esconder”. E, a partir do significado inicial de “fantástico, diferente, irregular”, se desenvolveu o de “ridículo, extravagante, bizarro”, como esse colega do seu pai.

Cavernas e Carstes
De acordo com sua formação, podem ser classificadas em cavernas primárias ou secundárias. As cavernas primárias têm o mesmo tempo de origem da rocha que as originam. Ou seja, quando a rocha estava depositando sedimentos em sua formação, a rocha já continha o espaço da caverna em sua formação.

12 sinônimos de gruta para 1 sentido da palavra gruta: Caverna: 1 algar, antro, caverna, cavidade, cova, covil, fossa, furna, lapa, depressão, gruna, subterrâneo.

A formação de uma gruta depende do trabalho químico e mecânico das águas subterrâneas e propriedades físicas do terreno. Tudo resulta da acção de agentes químicos e agentes físicos, sendo que, percentualmente, esta actuação pode ser considerada à razão de 90% e 10% respectivamente.

Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-História. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás.

Grupos de animais que vivem em cavernas e tocas
Animais troglóbios: são aquelas espécies que em seu processo evolutivo se adaptaram para viver exclusivamente em cavernas ou grutas. Entre eles estão alguns anelídeos, crustáceos, insetos, aracnídeos e até espécies de peixes como os lambaris.

Hoje em dia as cavernas não são mais as mesmas de antigamente, mas são similares, por exemplo, a falta de conhecimento sobre a sociedade, as pessoas, conhecimentos formais, profissionais e relacionais, além de pensamentos místicos.

Toca da Boa Vista

A maior caverna do Brasil é a Toca da Boa Vista, em Campo Formoso, no sertão da Bahia, com 114 km de galerias mapeadas, e sua verdadeira extensão só começou a ser iluminada cientificamente no fim dos anos 1980 — apesar de a sua entrada já ser conhecida pela população local há bastante tempo.

As cavernas formam-se principalmente por dissolução das rochas. Por isso, são muito mais comuns em zonas de rochas carbonáticas, como mármores e calcários.

A maior caverna do mundo conhecida até agora, Hang Son Doong, está localizada no Vietnã (sudeste asiático) e foi descoberta por acaso por um camponês em 1991. Mas apenas em 2009 ele reencontrou a rota e pôde conduzir um time de pesquisadores britânicos para a primeira expedição de estudos da região.

As cavernas se formam em sua maioria nas rochas calcárias. A água (H2O) é um agente indispensável na formação de uma caverna, pois ela infiltra-se nas fissuras microscópicas da rocha e, graças aos ácidos que carrega, começa o trabalho químico de dissolução.

As grutas e cavernas mais bonitas do Brasil

  • Caverna do Diabo – SP. ...
  • Gruta do Maquiné – MG. ...
  • Chapada Diamantina – BA. ...
  • Grutas de São Miguel e do Lago Azul – MS. ...
  • Serra da Capivara – PI.

Gruta do Padre

Além de ser a terceira maior gruta do país, a Gruta do Padre possui o maior rio subterrâneo do Brasil com águas azuis, a partir de um fenômeno causado pela presença do mineral calcita.

Uma gruta é uma caverna natural ou artificial usada por humanos tanto nos tempos modernos quanto na antiguidade, e historicamente ou pré-histórica. As grutas que ocorrem naturalmente são muitas vezes pequenas cavernas perto da água que geralmente são inundadas ou passíveis de inundação na maré alta .

Espeleologia

Espeleologia é a ciência que estuda cavernas e grutas naturais. A palavra vem do grego spêlaion e tão remota quanto sua origem está a curiosidade dos homens sobre essas formações geológicas.

Pode oferecer ajuda a Paleontologia e à Arqueologia, na compreensão da existência de tipos de vidas animais e humanas primitivas. As grutas e abrigos-sob-rocha constituem um patrimônio de valor científico e cultural, sendo que algumas grutas já possuem importância nacional e integram o acervo da humanidade.

Em Minas Gerais temos três grutas abertas à visitação, onde o turista é guiado por monitores que contam a história e mostram as curiosidades do local. As formações rochosas e as esculturas naturais moldadas pela ação da água convidam os turistas para explorações.

O termo "homem das cavernas" às vezes é usado coloquialmente para se referir a neandertais ou cro-magnons (Homo sapiens do Paleolítico).