Qual a diferença entre gregos e troianos?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Grego é uma pessoa originaria da Grécia (país localizado na Península Balcânica, no sul da Europa). Exemplo: É impossível agradar os gregos e troianos. Troiano é um substantivo ou adjetivo. Troiano é uma pessoa de Troia.

A Guerra de Troia foi um conflito bélico entre gregos e troianos, justificado pelo suposto rapto de Helena (esposa de Menelau, rei espartano), realizado por Páris e Heitor (filhos do rei troiano Príamo), sendo uma guerra que durou cerca de dez anos.

Quem ganhou a Guerra de Troia? A Guerra de Troia foi vencida pelo lado grego que, após anos de cerco à cidade, conseguiu executar um dos planos de guerra mais famosos da História: o Cavalo de Troia.

1. Relativo ou pertencente a Tróia . 2. Natural de Tróia .

A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar. Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos.

Não satisfeito em matá-lo, Aquiles amarrou o corpo de Heitor no seu carro e o arrastou pelo pó da planície até o acampamento grego, onde o deixou insepulto para ser devorado pelos cães famintos que rondavam o campo de batalha.

O lúvio é um dos idiomas prováveis que era falado pelos troianos mas também é provável que fossem falantes de um idioma parente próximo do mísio e do lídio (nas regiões vizinhas da Tróade), que tinham um antepassado comum com o lúvio ou luvita mas não eram seus descendentes diretos.

O Cavalo de Troia foi uma representação de um equino, oco e de madeira, que levou soldados gregos para dentro da cidade troiana. Isso porque a Guerra de Troia já durava dez anos, e suas batalhas aconteciam, majoritariamente, ao redor de suas muralhas, fazendo com que os gregos perdessem muitas delas.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

Do lado aqueu estão Hera, a esposa de Zeus; Atena, a filha dileta do pai dos deuses; Hefestos, o deus artífice, e Hermes, o mensageiro. A favor dos troianos estão Apolo, juntamente com sua irmã gêmea, Ártemis, Afrodite e, por vezes, o próprio Zeus.

Aquiles

Como relatou Homero na Odisseia, Aquiles era o mais valoroso de todos os guerreiros gregos e distinguiu-se pela sua coragem na Guerra de Troia. Filho de Tétis, deusa do mar, e de Peleu, rei dos Mirmídones, na Tessália, Aquiles foi criado pelo centauro Quíron.

Segundo a lenda, Eneias foi o mais famoso dos chefes troianos, filho da deusa Afrodite (a romana Vénus) e de Anquises, filho de Cápis, filho de Assáraco, rei da Dardânia. Era casado com Creúsa, filha do rei Príamo e de Hécuba. Tinha um filho, Iulo (na literatura romana Ascânio).

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.

As proezas de Aquiles e muitos temas correlatos foram desenvolvidos na Ilíada, de Homero, que relata a guerra de Tróia. O cadáver de Aquiles, segundo a versão mais comum, foi enterrado no Helesponto junto ao de Pátroclo.

Heitor era filho de Príamo, rei de Troia, e de Hécuba, e marido de Andrómaca, de quem teve um filho, Astíanax. O príncipe Heitor era o comandante das tropas de Troia na guerra contra os Gregos. Foi autor de feitos notáveis durante o cerco de Troia e era o terror dos seus inimigos.

Príamo tentou atingir Neoptolemo, mas foi brutalmente morto por este. Outras lendas dizem que Príamo, louco de tristeza por ver Troia em chamas, tentou manusear suas velhas armas. Sem forças, caiu e foi decapitado por um soldado.

Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

Os gregos derrotaram os troianos após colocarem em ação o plano de Odisseu, um importante soldado grego, de enviar um cavalo de madeira de presente para Troia. O presente foi aceito, mas, no seu interior, havia inúmeros soldados gregos, que destruíram a cidade.

Heitor, a esperança dos troianos, foi morto por Aquiles que há doze dias brutaliza o seu cadáver para vingar a morte do amado Patroclus, e já o teria dilacerado não fossem as intervenções de Apolo. Instados por ele, os deuses deliberam pela restituição do corpo para que se cumpram os sacrifícios funerais.