Qual a diferença entre grau Esferico e cilíndrico?

Perguntado por: efogaca6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Enquanto o “esférico” indica a presença de miopia ou hipermetropia, o “cilíndrico” aponta a presença de astigmatismo. A doença é causada por uma curvatura irregular da córnea e gera dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe.

O grau cilíndrico é um elemento da sua receita de óculos que serve para identificar se você possui astigmatismo ou não. Se o campo “cilíndrico” ou “cilindro” estiver preenchido, você possui astigmatismo. Se não estiver preenchido, significa que você não possui a condição.

ESFÉRICO (ESF) – Gru Esférico (miopia ou hipermetropia) CILÍNDRICO (CIL) – Grau Cilíndrico (astigmatismo) PL/PLANO – Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação.

Esse eixo varia de 0 a 180º e é acompanhada também do chamado grau cilíndrico (indicador do grau de astigmatismo).

O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos.

Apenas um especialista está capacitado a dizer se um paciente com astigmatismo poderá viver sem usar óculos. Há raros casos em que o grau é tão baixo que o oftalmologista apenas comunica a condição e não prescreve o uso de lentes corretivas.

O grau da minha filha cilíndrico -0, 50 e Eixo 175. esse grau significa o que? Este grau é referente ao astigmatismo. O astigmatismo é um erro refrativo causado na maioria das vezes por irregularidade da córnea e o seu efeito é a distorção de imagem, pois a imagem não se forma em um único ponto da retina.

O grau do eixo do astigmatismo nada mais é que a posição do astigmatismo na sua córnea. Trata-se de uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, Se o eixo do seu astigmatismo está entre 0 a 25 graus ou entre 165 a 180 graus, seu óculos terá lentes mais grossas na parte superior e inferior.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

Quais são as diferenças entre eles? Em suma, a miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.

Na receita dos óculos, depois da identificação do paciente, temos algumas siglas que devemos entender: OD significa OLHO DIREITO, e OE significa OLHO ESQUERDO. Depois, encontramos 2 linhas iniciais, uma com o grau para LONGE, e logo embaixo o grau para PERTO.

Visão embaçada – esse é um dos principais sintomas de astigmatismo. A depender do caso, pode surgir de modo leve ou mais intenso.

- O número antes da abreviação “Esf.” (esférico) significa o grau de miopia (quando o sinal antes do número é negativo) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo). Na ausência desses problemas, o campo permanece em branco. - Já o número antes da abreviação “Cil.” (de cilindro) corresponde ao grau de astigmatismo.

O eixo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na córnea do olho. Caso o seu eixo esteja entre 0 e 25 graus, ou entre 165 e 180 graus, as lentes dos seus óculos serão mais grossas na parte superior e inferior do óculos e mais finas nas têmporas (nas laterais das lentes).

O eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Por conseguinte, quando o eixo é entre 70 graus e 110 graus ou bem próximo de 90 graus, as lentes são mais grossas nas laterais externas. Quanto maior o grau, mais espessas as lentes vão ficar.

O eixo presente nas receitas diz a direção exata, em graus que variam de 0 a 180, em que a lente deve ficar em relação aos olhos. Geralmente presente nas receitas de que possui astigmatismo, ele também pode ser chamado de eixo cilíndrico.

Usar óculos não altera o grau da sua visão.
Felizmente, não é possível que nossos olhos sejam alterados com o uso dos óculos de grau. Eles servem apenas para alterar as imagens percebidas por eles, tornando-as mais nítidas sem esforço visual ou desconforto.

Qual o grau dos óculos para descanso? Mesmo que os óculos para descanso não tenham graduação, podem ser recomendados para qualquer pessoa, mesmo sem problemas de visão. Fazer o uso preventivo garante um futuro mais agradável e livre de problemas de vista!

O que pode alterar o grau dos óculos? O aumento de grau nos erros de refração depende de alguns fatores como a estrutura da córnea e a idade. Enquanto a Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo tendem a estabilizar entre 18 e 21 anos, a Presbiopia aparece somente após os 40 anos.

A melhor forma de como saber se o grau dos óculos está correto é levá-lo ao oftalmologista com a receita assim que ficarem prontos. O profissional irá avaliar as lentes e confirmar se foram fabricadas corretamente.