Qual a diferença entre gratificação comissão e premiação?

Perguntado por: llopes3 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

A comissão, por ser paga em razão do serviço prestado, é parcela salarial, o que faz com que incidam uma série de verbas trabalhistas (13º, férias etc). A premiação, por outro lado, é devida quando o empregado vai além do esperado: há um plus em sua conduta.

Gratificação. Comissão e gratificação parecem ser a mesma coisa, mas não são. Diferente da primeira, a segunda forma de remuneração concede maior liberdade para o empregador. Pois, a empresa pode decidir quanto, além de como e quando realizar o pagamento.

§ 4o Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.

Siga conosco e confira a seguir!

  1. Prêmios físicos. Esses prêmios podem ser os mais diversos. ...
  2. Pontuação. Essa é uma forma de incentivo que pode ser muito interessante para estimular os seus funcionários. ...
  3. Viagens. ...
  4. Novas experiências. ...
  5. Cursos. ...
  6. Eletrônicos. ...
  7. Vale-presente. ...
  8. Outras formas de premiação.

Um prêmio ou prémio (do latim praemiu) é algo concedido a uma pessoa ou grupo de pessoas como reconhecimento da excelência em determinado campo ou por um relevante serviço prestado.

Premiação de funcionários é um benefício oferecido pela empresa como forma de reconhecer a boa performance dos seus profissionais.

O artigo 457 define os prêmios como: “liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.”

A gratificação pode ser funcional ou por habilidade. Na gratificação funcional, a bonificação em dinheiro é determinada de acordo com as atribuições do cargo ocupado. Por outro lado, a gratificação por habilidade está vinculada ao nível de especialização do colaborador.

A CLT considera como prêmio todos os valores concedidos pelo empregador em forma de bens, serviços ou valores em dinheiro ao empregado, em razão de desempenho superior em suas atividades. Além disso, assim como os valores citados anteriormente neste tópico, os prêmios também não integram o salário do empregado.

As gratificações que englobam o salário são as gratificações legais, como a gratificação natalina, que nada mais é do que o 13º salário. A gratificação natalina possui previsão nas Leis nº 4.090/62 e 4.749/62: Art.

Prêmio de desempenho não integra cálculo de contribuição previdenciária, diz Receita. Desde o dia 11 de novembro de 2017, o prêmio decorrente de liberalidade do empregador pago em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado não integra a base de cálculo das contribuições previdenciárias.

Dessa forma, o seu salário não pode ser reduzido. Contudo, se a gratificação não for permanente, o valor pode ser retirado entre os pagamentos. Sendo assim, o contratante poderá retirar gratificação de funcionário, sem nenhum prejuízo a ele.

Premiação de funcionários: principais prêmios motivacionais

  1. Viagens. Quem não gosta de viajar? ...
  2. Folgas. Outro item importante em uma lista de como premiar funcionários estão as folgas. ...
  3. Cursos. ...
  4. Congressos. ...
  5. Bônus no salário.

Para a prática de esportes, os atletas utilizam uniformes apropriados, e as competições possuem premiações, que podem ser medalhas, troféus, títulos ou prêmios em dinheiro.