Qual a diferença entre Google Fotos e galeria?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Logo de cara, o Gallery Go é usado apenas para fotos encontradas localmente no seu dispositivo e, ao contrário do Google Fotos, ele não mostra arquivos salvos na nuvem na sua conta da Google.

Quando você armazena suas fotos, os dados criados são transmitidos entre seu dispositivo, os serviços do Google e os nossos data centers. Protegemos esses dados com diversas camadas de segurança, incluindo tecnologia de criptografia de ponta, como HTTPS e criptografia em repouso.

Um das principais vantagens do Google Fotos é a maneira como ele organiza seus dados. Todos os arquivos são encontrados com o auxílio da inteligência artificial do Google, que analisa as imagens em busca de metadados e outras informações que possam auxiliar o usuário a encontrar o arquivo rapidamente.

No seu tablet ou smartphone Android, abra o Google Fotos . Na parte inferior, toque em Biblioteca encontre a pasta em Fotos no dispositivo.

Clique no ícone do triângulo invertido próximo à sua conta do Google. Você obterá um painel lateral com várias opções. Clique na opção “Abrir pasta” no painel lateral para exibir várias pastas de aplicativos armazenadas no dispositivo Android. Clique na opção de pasta “Imagens do WhatsApp”.

Esse erro acontece de forma recorrente, mas felizmente é possível corrigi-lo com procedimentos bem simples. Geralmente, a solução envolve habilitar a visibilidade das mídias do WhatsApp nas opções do aplicativo, ou forçar com que a galeria reencontre a pasta de fotos do mensageiro.

Encontre o Menu Galeria e escolha " Configurações". Passo 3. Toque na opção "Mostrar arquivos ocultos" e verifique se suas fotos e vídeos aparecem. Se o seu telefone Android não permitir que você faça tal operação, você pode baixar o aplicativo de terceiros - ES File Explorer no Google Play para experimentar.

As fotos e os vídeos com menos de 30 dias podem ser mantidos no seu dispositivo. Eles vão continuar armazenados em backup na sua biblioteca do Google Fotos. Importante: antes de excluir fotos, verifique se elas foram armazenadas em backup. Aprenda a fazer backup de fotos.

Mas a evolução vem com um preço: o fim do backup ilimitado, que entra em vigor no dia 1º de junho (próxima terça). Por seis anos, foi possível guardar arquivos em qualidade alta (imagens com até 16 MP ou vídeos em até 1080p) sem consumir a sua quantidade gratuita de espaço na nuvem.

Ao ativar o backup, suas fotos são armazenadas em photos.google.com. Aprenda outras formas de encontrar suas fotos. Importante: se sua conta do Google Fotos estiver inativa há dois anos ou se você ultrapassar o limite de armazenamento, seu conteúdo poderá ser afetado.

Vários serviços de armazenamento em nuvem oferecem armazenamento gratuito. O Dropbox é ótimo, mas a capacidade de armazenamento é limitada a 2 GB. O Google Drive é outro ótimo serviço de armazenamento em nuvem com 15 GB gratuitos. Existem também serviços específicos de fotografia na nuvem, como o Google Fotos.

Google Fotos deixou de ser ilimitado em junho de 2021
Primeiro, a empresa cortou o armazenamento ilimitado da linha Pixel, que podia ser feito na qualidade original. Por fim, em junho de 2021, o recurso foi encerrado definitivamente.

Após 1º de junho de 2021, as fotos armazenadas em backup com qualidade original e depois compactadas com a opção "Economia de armazenamento" (antes chamada de alta qualidade) consumirão o armazenamento da sua Conta do Google.

Excluir fotos e vídeos permanentemente

  1. No seu tablet ou smartphone Android, abra o app Google Fotos .
  2. Faça login na sua Conta do Google.
  3. Selecione os itens que você quer excluir do seu tablet ou smartphone Android.
  4. No canto superior direito, toque em Mais. Excluir do dispositivo.

No smartphone ou dispositivo Android, abra o app Galeria . Configurações.