Qual a diferença entre glicólise aeróbica e anaeróbica?

Perguntado por: asouza7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Esse processo de quebra pode ser feito por dois processos diferentes, que são: a respiração aeróbica: que acontece na presença de oxigênio; a respiração anaeróbica: ou seja, sem oxigênio.

Nos organismos que realizam processos anaeróbicos, como a fermentação, a glicólise é o único processo de degradação da glicose, tendo um aproveitamento energético menor, de apenas dois ATP. Além da produção de ATP, a glicólise é também responsável pela produção de precursores de compostos como ácidos graxos no fígado.

O anaerobismo é um processo feito por organismos que sobrevivem sem a presença de oxigênio. O anaerobismo, também chamado de respiração anaeróbia, é um processo utilizado por alguns organismos, como as bactérias, que não necessitam do oxigênio para o processo de respiração celular.

A glicólise aeróbica continua com o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa, enquanto a glicólise anaeróbica é seguida pela fermentação láctica. A presença ou ausência de oxigênio determina qual via será utilizada para produzir energia a partir da glicose.

piruvato

Glicólise aeróbica: É a degradação da glicose na presença de O2, tendo como produto final o piruvato que por sua vez é transportado para dentro da mitocôndria para completar sua oxidação ate CO2 e H2O, ativando o ciclo de krebs e a cadeia respiratória.

ácido lático

O ácido lático é um co-produto da glicólise anaeróbica, e quando se acumula em altos níveis nos músculos e no sangue, produz fadiga muscular.

A glicólise é uma etapa que ocorre no citosol da célula e será responsável por quebrar a glicose em 2 moléculas de um composto chamado piruvato. Ela ocorre tanto na presença de oxigênio quanto na sua ausência e consiste em um conjunto de 10 etapas distintas, sendo cada uma catalisada por uma enzima específica.

C6H12O6 + 6 O2 + 6 CO2 + 6 H2O + Energia
Dessa forma, essa maneira de obtenção de energia gera trinta e seis mols de ATP a partir de um mol de glicose.

A fosfofrutoquinase-l, como a hexoquinase, é uma enzima reguladora, sendo uma das mais complexas. Ela representa o ponto principal de regulação da glicólise. A atividade da PFK-1 é aumentada sempre que o suprimento de ATP da célula se torna baixo ou quando existe um excesso dos produtos da hidrólise do ATP, ADP e AMP.

A principal forma de respiração anaeróbia, para produção de ATP, acontece por fermentação. Sendo essa a opção em nossas células musculares, submetidas a um ritmo frenético do metabolismo (contração e relaxamento), em que o fornecimento de oxigênio não supre o esforço requerido, podendo, assim, causar fadiga muscular.

Após esse entendimento você deve citar que esses estágios são três vias metabólicas: via glicolítica, ciclo de Krebs e a cadeia transportadora de elétrons.

Já o exercício anaeróbico se caracteriza por ter alta intensidade, curta duração e trabalhar menos músculos que os exercícios aeróbicos. Atividades anaeróbicas proporcionam o ganho de resistência localizada, ou seja, é uma ótima pedida para quem deseja aumentar o fortalecimento muscular.

O processo anaeróbio converte parte da matéria orgânica em gás carbônico e metano, por isso também é recomendada a existência de queimadores de gases, já que esse tipo de gás contribui 21 vezes mais que o gás carbônico para poluir a camada de ozônio.

1. [ Biologia ] Que pode viver e reproduzir-se privado de ar. 2. Que implica processos metabólicos que não envolvem oxigénio (ex.: exercício anaeróbico).

A glicólise é o primeiro passo na quebra da glucose para extrair energia para o metabolismo celular. A glicólise consiste em uma fase que necessita de energia seguida por uma fase que libera energia.

Um organismo anaeróbio pode ser unicelular (por exemplo protozoários e bactérias) ou multicelulares (por exemplo, Nereida (verme) poliquetas, e nematoides parasíticos.).

Organismos aeróbios dependem do oxigênio para obter energia, e os anaeróbios não necessitam do oxigênio que, em certas concentrações, pode ser fatal para alguns organismos.

A glicólise é uma etapa anaeróbia da respiração celular que ocorre no citosol e envolve dez reações químicas diferentes. Essas reações são responsáveis pela quebra de uma molécula de glicose (C6H12O6) em duas moléculas de ácido pirúvico (C3H4O3).

A glicólise é uma das etapas da respiração celular, na qual ocorre a quebra da glicose em partes menores e consequente liberação de energia. Essa etapa metabólica acontece no citoplasma da célula enquanto as seguintes são dentro da mitocôndria.

Já a respiração anaeróbia, também chamada de respiração anaeróbica, ou também de fermentação, ocorre apenas na ausência de oxigênio. Organismos como fungos e bactérias, por exemplo, realizam a respiração na falta do oxigênio.