Qual a diferença entre genérico é manipulado?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

A grande diferença entre eles é que o medicamento genérico geralmente é produzido após a expiração ou renúncia da proteção da patente ou de outros direitos de exclusividade e a aprovação da comercialização é feita pela ANVISA.

Porque o seu medicamento será exclusivo, trazendo somente os ativos necessários e na quantidade ideal. Enquanto, na indústria farmacêutica, você precisaria adquirir mais de um remédio, nessa opção todos os ativos podem estar no mesmo medicamento.

“A desvantagem é que o medicamento manipulado, muitas vezes, não passa por uma inspeção técnica que pode afirmar que aquela quantidade prescrita pelo médico está realmente naquele frasco ou comprimido, o que vai da confiabilidade na farmácia”, pontua.

A principal característica que diferencia o medicamento manipulado de um vendido em farmácias convencionais é a sua posologia personalizada. Ou seja, a fórmula do remédio feito em uma farmácia de manipulação é individualizada para atender à necessidade específica do paciente.

É fato que muitas pessoas ainda se sentem inseguras com o tratamento de doenças utilizando medicamentos manipulados. Se a prescrição do medicamento foi feita por um profissional habilitado (médico), pode ficar tranquilo, pois os manipulados são tão eficazes quanto os industrializados.

O principal benefício do medicamento manipulado é a possibilidade de o paciente poder ser tratado de forma personalizada e sob medida. E isso vai além da concentração dos seus componentes.

Fórmula personalizada
Certamente, a principal diferença e vantagem do medicamento manipulado é o fato de a fórmula ser personalizada. Isso significa que tanto a dosagem quanto a formulação são feitas especificamente como prescrito na receita.

Todo o medicamento manipulado é criado a partir das necessidades de cada organismo e por conta disso, além de ter o mesmo efeito, ainda previne outros problemas e apresenta resultados mais rápidos, diferente dos remédios industrializados que são fabricados apenas para resolver um determinado problema, sem levar em ...

Nos casos agudos, o alívio pode ser sentido poucos minutos após utilizar o medicamento e a primeira dose pode curar a doença completamente. Nos casos crônicos, pode demorar mais para a resposta.

Confira 4 dicas a seguir para identificar se uma farmácia de manipulação é de confiança.

  1. 1 – VERIFIQUE SE A FARMÁCIA É AUTORIZADA PELA ANVISA. ...
  2. 2- CONFIRME SE A FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO POSSUI UM FARMACÊUTICO RESPONSÁVEL. ...
  3. 3 – VEJA SE A FARMÁCIA POSSUI LABORATÓRIO PRÓPRIO. ...
  4. 4 - TENHA UM PANORAMA GERAL SOBRE A FARMÁCIA.

Farmácia de manipulação precisa de prescrição para produtos e medicamentos isentos de receita médica.

Sua única desvantagem é sua escassez: nem todos os medicamentos de referência possuem equivalentes genéricos, já que muitos ainda estão protegidos por patentes.

O médico faz o diagnóstico e propõe um tratamento específico. O paciente pode sugerir que o tratamento seja feito com medicamentos manipulados, ou o próprio médico pode já solicitar. O médico passa uma prescrição/receita. O paciente envia essa receita para uma farmácia de manipulação.

Confira as farmácias de manipulação vencedoras da pesquisa

  • 1º lugar - Mônica. A farmácia Mônica possui 27 lojas na Grande Vitória, Aracruz e Cachoeiro de Itapemirim, tem laboratório próprio, e atua nas áreas de drogaria e manipulação. ...
  • 2º lugar - Alquimia. ...
  • 3º lugar - Rede Farmes. ...
  • 3º lugar - Imafar. ...
  • 3º lugar - Santa Lúcia.

Têm a mesma qualidade que os remédios originais
Apesar de ser um termo bastante presente no dia a dia da população, poucas pessoas realmente sabem o que são esses remédios. Os genéricos são medicamentos com o mesmo princípio ativo (ou fármaco), dose e forma farmacêutica que os originais — ou seja, os de referência.